Publicis Groupe reforça área de dados com compra da Lotame
Aquisição da companhia dos Estados Unidos permitirá que a holding tenha acesso a informação de cerca de 90% dos consumidores adultos usuários da internet, em todo o mundo
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Meio & Mensagem
6 de março de 2025 - 15h58
(Crédito: Shutterstock)
Com informações do Ad Age
O Publicis Groupe vai adquirir a plataforma de gerenciamento de dados Lotame, em um esforço da holding em investir em ferramentas que possam ser combinadas com IA para fornecer mais efetividade e ajudar os clientes a impactarem os consumidores de maneira mais eficaz.
Fundada na região de Columbia, em Maryland, nos Estados Unidos, a Lotame foi criada em 2006 e trabalha com mais de 4 mil marcas e publishers, de 109 diferentes países. A plataforma emprega 150 funcionários e manterá seu nome mesmo após a compra pela holding de comunicação.
Os termos do acordo não foram divulgados, mas Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, disse que investiu mais de US$ 1,5 bilhão em dados e tecnologia nos últimos seis meses e reiterou que a expectativa é direcionar de US$ 800 milhões a US$ 900 milhões para aquisições na área de inteligência artificial ainda neste ano.
A Lotame reforçaria o extenso banco de dados que o Publicis já possui na Epsilon, que atualmente fornece ao grupo informações sobre 2,3 bilhões de pessoas, de todo o mundo. A Lotame trará à holding francesa o acesso aos dados de outras 1,6 bilhão de perfis de consumidores, de acordo com Sadoun.
Ao incorporar a Lotame, o Publicis poderá ter acesso aos dados de mais de 90% dos consumidores adultos que estejam conectados à internet, de acordo com informações divulgadas pela companhia.
O negócio aumentará a força de dados do Publicis Groupe em regiões como Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. Scott Hagedorn, chief solutions officer da Publicis, disse, anteriormente, que a holding não tinha tanta cobertura da região da Ásia-Pacífico, em termos de dados, como gostaria.
“Isso nos dá uma pegada muito significativa na região da Ásia-Pacífico, onde muitos outros grupos têm lutado para obter uma capacidade maior de identidade”, declarou Hagedorn, em entrevista ao Ad Age. “Nós já temos uma capacidade única na China, mas isso nos ajudará a ter uma cobertura regional maior”.
Sadoun descreveu como a Lotame será incoporada à CoreAI, plataforma de IA do Publicis Groupe que foi lançada em janeiro do ano passado.
Ele também reforçou que a “IA não é nada sem dados”, apontando que quanto mais dados a Publicis tiver, de diversos pontos de contato com os consumidores, melhor será a capacidade de fornecer aos clientes conteúdo personalizado em escala.
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