Publicis Groupe une redes Leo Burnett e Publicis Worldwide em nova unidade criativa
No mercado nacional, as agências Publicis Brasil e Leo seguem operando de forma independente e passam a integrar a rede global Leo Constellation, mudança que tira de cena o sobrenome Burnett
Marco Venturelli e Agathe Bousquet: dupla que comanda a Publicis Conseil, em Paris, assume a liderança global da nova rede Leo Constellation (Crédito: Reprodução)
O Publicis Groupe implementou uma reorganização operacional em suas redes criativas, com a união da Leo Burnett e da Publicis Worldwide sob um único comando global. A nova unidade da holding adota o nome de Leo Constellation, mudança que tira de cena o sobrenome Burnett, usado desde o surgimento da empresa, em 1935, em Chicago.
Em alguns mercados, haverá fusão entre as operações das agências da Leo Burnett e da Publicis Wordwide. Onde a Leo Burnett for incorporar as estruturas da Publicis Wordwide o novo nome usado para agências será apenas Leo. Em algumas regiões, as agências Publicis adotarão o nome Leo, como a Publicis New York, que mudará para Leo New York. A marca Publicis para nomear agências será mantida em alguns mercados, como a França, onde permanece a Publicis Conseil, e o Brasil.
A nova rede Leo Constellation reunirá as agências das redes Publicis Wordwide, Leo e Marcel. Globalmente, são 15.000 funcionários em 90 países, que serão liderados pelos copresidentes Marco Venturelli e Agathe Bousquet, dupla que comanda a Publicis Conseil, sediada em Paris. Venturelli será também o CCO da rede. A Publicis Conseil venceu a disputa pelo título de Agency of the Year no Cannes Lions 2024, edição em que conquistou dois Grand Prix.
O anúncio da mudança foi feito, em vídeo, nesta manhã pelo CEO do Publicis Groupe, Arthur Sadoun.