Santander divide conta no Brasil entre LePub e Droga5
Anunciante deixa a BETC Havas, onde estava desde o início de 2023, após Publicis Groupe vencer sua concorrência global e a agência independente ganhar a disputa local
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Alexandre Zaghi Lemos
28 de janeiro de 2025 - 9h02
O Publicis Groupe venceu a concorrência global pela conta do Santander, iniciada em setembro do ano passado, e da qual também participaram as holdings Havas, WPP, Omnicom, Dentsu e IPG.
Para atender o novo cliente, o Publicis Groupe terá uma unidade específica, chamada Publicis Flame, que prestará serviços de criação, mídia, produção e dados.
No Brasil, o atendimento do Publicis Groupe ao Santander deverá envolver profissionais de outras empresas da holding, mas será liderado pela agência LePub, que atende Heineken, Heinz e Diageo.
Paralelamente, o Santander abriu uma disputa para escolher uma agência criativa no Brasil, processo vencido pela Droga5, e que contou também com a participação da CP+B.
O plano é que a Droga5 fique com uma parte minoritária da verba do banco no mercado brasileiro, com a maior fatia, de cerca de 65%, sendo direcionada para a holding vitoriosa na concorrência global, a Publicis Groupe.
Com essas definições, a verba do anunciante no Brasil deixa a BETC Havas, onde estava desde abril de 2023. Antes o cliente foi atendido por seis anos, pela Suno United Creators. A BETC apoiou o grupo Havas na concorrência global, mas só manteria uma fatia da conta se a holding saísse vencedora da disputa internacional, o que não aconteceu.
No final do ano passado, durante os processos de concorrência, a então CMO do Santander no Brasil, Juliana Cury, deixou a empresa para assumir, em junho de 2025, como chief marketing officer do Itaú Unibanco.
Três dos principais bancos do País realizaram concorrências por suas contas de publicidade em 2024. O Bradesco dividiu sua conta entre AlmapBBDO e Grupo Dreamers, após disputa que durou três meses e foi iniciada com dez concorrentes. Segundo a mais recente edição do ranking Agências & Anunciantes, o Bradesco é a sétima maior empresa em compra de mídia no País, investindo um total de R$ 817,1 milhões em 2023.
O Banco do Brasil, por sua vez, abriu licitação para a verba anual de R$ 750 milhões e contratou quatro agências: Nacional, Nova, WMcCann e Lew’Lara\TBWA., sendo que as duas últimas já eram parceiras da instituição.
Agora, o Santander define a disputa por sua conta, com o atendimento no Brasil sendo dividido entre a LePub, do Publicis Groupe, e a Droga5. Pelos cálculos da Kantar Ibope Media para o ranking Agências & Anunciantes, o Santander diminuiu em cerca de 20% a sua compra de mídia de 2022 para 2023, trabalhando com verba de aproximadamente R$ 370 milhões.
Segundo estimativas, a verba global do Santander teria sido de US$ 670 milhões neste mesmo ano de 2023 – alta calculada de 8% em relação a 2022. O objetivo da unificação em só holding é o de se beneficiar de negociações em escala global, diminuindo a quantidade de interlocutores e otimizando a aplicação de seu investimento em comunicação.
A mudança no modelo de parcerias na área de marketing é consequência do projeto One Santander, que ganha força dentro a instituição desde o início dos anos 2020, e se propõe a simplificar o negócio e ajudar a empresa a atingir metas de rentabilidade.
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