Publicis Groupe usa IA para personalizar mensagens aos colaboradores
Versão artificial de Arthur Sadoun agradece conquistas de funcionários em mais de 100 mil vídeos personalizados
Publicis Groupe usa IA para personalizar mensagens aos colaboradores
BuscarPublicis Groupe usa IA para personalizar mensagens aos colaboradores
BuscarVersão artificial de Arthur Sadoun agradece conquistas de funcionários em mais de 100 mil vídeos personalizados
Meio & Mensagem
12 de janeiro de 2024 - 17h24
Nesta semana, o Publicis Groupe recorreu à inteligência artificial (IA) para criar 100 mil vídeos personalizados de agradecimento para seus funcionários.
Cada vídeo apresentado pelo CEO Arthur Sadoun apresenta uma mensagem inicial padrão em que diz que seria impossível agradecer um a um pelo ano. Nesse momento, ele é interrompido por seu “gêmeo” de IA.
Ele toma o controle do vídeo, apresentando uma mensagem personalizada de acordo com os interesses e idiomas dos funcionários selecionados. O discurso é centrado em agradecer a contribuição dos colaboradores para os resultados do grupo em 2023.
Outros executivos da holding participam da mensagem aos colaboradores em suas versões IA, como a diretora de estratégia chefe do Publicis Grupe Carla Serrano; Dave Penski, CEO da Publicis Media nos EUA; Nigel Vaz, CEO da Publicis Sapient; e Agathe Bousquet, presidente do Publicis Groupe na França.
No vídeo destinado à Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe no Brasil, Sadoun fala português. Além disso, uma versão em IA de Maurice Lévy, presidente do conselho de supervisão do Publicis Groupe, aparece no vídeo realizando várias aventuras.
A iniciativa envolveu nove ferramentas de IA e parceiros, incluindo Nvidia e OpenAI.
De acordo com Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe no Brasil, o uso da IA foi estratégico, tendo em vista mostrar, na prática como a tecnologia pode impulsionar o impacto das ações. Além disso, o vídeo não teve como target apenas parceiros internos. Outro objetivo foi “posicionar o Publicis Groupe como principal parceiro de negócios para marcas que queiram tomar decisões assertivas com base em dados e tecnologia”, explica a CEO.
O Publicis Groupe investe em IA há alguns anos. Em 2017, o grupo lançou a Marcel, sua plataforma de inteligência artificial própria.
Ao AdAge, Sadoun afirmou que, apesar das evoluções, a IA ainda é aplicada em experimentos. “O vídeo de IA é realmente instável. Então, quando decidimos fazer isso, estávamos bem cientes de que é uma tecnologia emergente e que isso era um experimento”, disse.
Apesar disso, houve ideias descartadas, como fazer com que os gêmeos de IA movessem e falassem ao mesmo tempo. A produção dos vídeos, originalmente planejada para o Natal, foi lançada em janeiro.
“O futuro da IA em nosso negócio é real e temos que estar à frente. Então, aqui está a nossa tentativa. Eu notei que havia muitos cartões de feriado de IA ou algo assim que muitas pessoas usaram a IA para imagens estáticas, e poderíamos ter feito algo assim, mas isso é muito fácil de fazer agora”, afirmou. “É preciso levar IA para o core dos negócios. A inovação precisa estar no centro do seu negócio, ou você vai falhar”, complementa Gabriela.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024