Quem seria o sucessor de Martin Sorrell?
Indústria questiona quem seria um possível substituto para o CEO do WPP; investidores reclamam que o grupo não é claro sobre plano de sucessão
Indústria questiona quem seria um possível substituto para o CEO do WPP; investidores reclamam que o grupo não é claro sobre plano de sucessão
Nas horas seguintes à confirmação do WPP sobre a investigação a Sorrell, o mercado começou a levantar questões sobre quem poderia substituí-lo, caso ele saia, e de que forma a notícia afetaria ainda mais a holding.
Sorrell responde sobre investigação do WPP
Embora a holding tenha muitos talentos, o analista observa que frente a necessidade de mudanças estratégicas mais amplas, existem chances de o novo líder enfrentar dificuldades para executar tais tarefas. “Claro, esse risco existe somente porque o número dois não foi identificado”.
Para Karen Brenner, professora da Leonard N. Stern School of Business, da NYU, Sorrell não é insubstituível por ser o fundador e responsável por catapultar o WPP ao posto de maior holding do mundo. “Pense nas empresas que têm CEOs icônicos que são intimamente associados à companhia”, diz.
As pessoas acham que essas corporações sofrerão sem aquele CEO, acrescenta ela, citando o exemplo do Steve Jobs e da Apple. “Não é surpresa que a empresa tinha talentos mais do que capazes e iria continuar a crescer. Ele pode ser a face pública da companhia, mas uma pessoa não comanda uma organização sozinha”.Em entrevista ao Financial Times, David Ragan, gerente de portfólio da Mawer Investment Management, disse que o conselho parece estar agindo da forma correta com a investigação e solicitou que que a empresa demita Sorrell caso as acusações venham a ser comprovadas. Ele disse, ainda, que a holding deveria ser mais transparente com os investidores sobre seus planos de sucessão.
O WPP diz ter um plano de sucessão a postos caso o CEO deixe o cargo, e que vários candidatos internos foram apontados como possíveis substitutos. No entanto, a companhia não fez pesquisa externa porque Sorrell não manifestou um prazo para sua saída do grupo, afirmou um porta-voz do WPP ao Financial Times.
Roberto Quarta, chairman do WPP, solicitou aos CEOs globais do grupo que apresentassem aos clientes e aos funcionários uma mensagem que transmitisse que “os negócios devem continuar”. “Nosso trabalho para os clientes não foi afetado e continua sem interrupções”, declarou Quarta.
Com informações do Advertising Age
Compartilhe
Veja também
Agências de live criam parceria para TikTok Shop no Brasil
Plataforma de vendas ainda não tem uma data confirmada para desembarcar no País, mas mercado prepara estrutura
Com Eriberto Leão, “sósia” de Joel, Jeep promove The Last of Us
Eriberto Leão foi o escolhido para protagonizar a campanha da Jeep para promover a segunda temporada da produção original da HBO