Questionar e pesquisar são diferenciais no Effie College
Estudantes vencedores das edições passadas do prêmio dão dicas a novos participantes sobre como desenvolver o briefing de anunciantes
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No final de agosto, Fiat, Magalu, McDonald’s e Skol enviaram briefings para grupos de alunos de comunicação ou administração que se inscreveram para participar da terceira edição do prêmio Effie College Brasil. As equipes, formadas por três ou quatro alunos, devem planejar estrategicamente uma ação ou campanha que atenda às necessidades colocadas por representantes de marketing de cada marca. A data final para a entrega dos cases propostos é 24 de setembro.
Estudantes vencedores das edições passadas do prêmio ressaltam a importância de questionar a fundo as informações colocadas pelas marcas e fazer uma boa apresentação. Mas também não se limitar e beber de outras fontes, como áreas diferentes do planejamento, outras ações do cliente e estratégias de concorrentes. Confira algumas dicas dos cases vencedores:
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Ela acrescenta que outro aspecto tão importante quanto uma boa ideia é saber como transmiti-la. “É importante conseguir traduzir as ideias estratégicas e criativas no texto ou formato exigido pelo prêmio. A escrita é, então, uma fase importante e que demanda tempo justamente porque é ali que está a essência da estratégia — o que mais vai guiar e inspirar o cliente”, sugere.
Na ocasião, o grupo da Escola de Comunicação e Artes da USP criou um plano de comunicação que destacava como a Youse elimina filas e estresse, oferecendo mais tempo, mais vida e mais segurança ao cliente. O case tinha como objetivo gerar awareness de marca e conversão.
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Os alunos, da Faculdade Cásper Líbero, tinham o desafio de formular estratégias para aumentar as vendas dos produtos Hershey’s Mais e Hershey’s Mini. Portanto, desenvolveram uma campanha que mostrava como os produtos se inseriam na rotina e hábitos do público-alvo da marca.
Ir além dos dados e redes sociais
“A parte mais importante do trabalho é entender qual é o problema que o briefing quer resolver. Pra isso, é preciso ler e reler algumas vezes, para ter a noção exata do que está sendo pedido. Com esse entendimento, todo o resto do processo pode ser melhor executado”, defendem Luiza Gabriela Souza Lelis Ladeira, Luis Armando, Victória Gongoni e Stella Huertas, da ESPM. “Todas as etapas do trabalho devem ser feitas com o problema em mente, para que não se perca de vista qual é a função da campanha e de cada uma das atividades ali desenvolvidas. Além disso, é preciso ter um entendimento profundo do público-alvo e dos concorrentes, não só fazendo pesquisas em bases de dados (como o TGI) e nas mídias sociais, mas também ter o conhecimento in loco destes pontos, testando produto, visitando ponto de venda e conversando com os consumidores. Não existe receita de bolo, mas certamente pensando dessa forma fica mais fácil de fazer um bom trabalho.”
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Desmistificar e expandir
“Eu diria para os participantes não terem medo de contestar o briefing e pesquisar mais a fundo. Outra coisa seria, não se prender as estruturas de planejamento, marketing, criação que aprendemos na faculdade como áreas separadas e fechadas em caixinhas”, conta Tainá Soares, do grupo composto também por Ana Carolina Ruiz Prado, Rodrigo Conduru e Lucca Leonardi, da ESPM. “Eu nunca me vi como profissional de planejamento e nem os outros integrantes do grupo e mesmo assim participamos. Acabou que nossa visão criativa foi um diferencial decisivo no nosso projeto. Como redatora, acredito que os alunos devem se mostrar cada vez mais versáteis, sabendo criar com estratégia e pensamento crítico e planejar com criatividade. Atribuo muito da nossa vitória a essa diversidade de áreas que existia no grupo.”
Atendendo ao Bradesco, o time desenvolveu um sistema de acúmulo de pontos entre amigos ao frequentar eventos culturais. Esses pontos poderiam ser revertidos em entradas para mais atrações patrocinadas pelo banco. O objetivo do Bradesco era se posicionar como marca que apoia a cultura.
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