Assinar

Recém-lançada, Feito quer unir arte e GenAI ao audiovisual

Buscar

Recém-lançada, Feito quer unir arte e GenAI ao audiovisual

Buscar
Publicidade
Comunicação

Recém-lançada, Feito quer unir arte e GenAI ao audiovisual

"É um ótimo momento para ser criativo. O trabalho voltou a ficar divertido, pois andava meio sem graça", afirma o fundador e CEO Vinicius Malinoski


9 de abril de 2025 - 13h03

Juliana Frug, Gustavo Tissot, Ana Maitê Fröhlich, Vinicius Malinoski e Renato Galvão, time da Feito (Crédito: Divulgação)

Vinicius Malinoski, que nos últimos anos respondeu como CCO da Talent, recém-lançou a Feito, produtora que trabalha com ferramentas de inteligência artificial generativa (GenAI) proprietárias para otimizar e potencializar a produção audiovisual dos clientes.

Além do fundador e CEO, a empresa também conta com Ana Maitê Fröhlich e Gustavo Tissot, sócios da Polvo Content e da Supimpa; o fotógrafo de moda e diretor criativo Renato Galvão; e a fotógrafa e diretora de arte Juliana Frug.

O modelo de trabalho da feito promete reduzir em 20% o tempo de lançamento de projetos e campanhas, além de aumentar em 30% a quantidade de assets gerados com a mesma verba aplicada nas vias tradicionais. No momento, a empresa tem cinco projetos em andamento, que ainda não podem ser divulgados.

Nessa entrevista, Malinoski comenta a evolução da IA na indústria e fala sobre a proposta da Feito:

Meio & Mensagem — Como a indústria criativa está lidando com o avanço da IA? E as marcas, de maneira geral?
Vinicius Malinoski —
Os dados mostram que, tirando o próprio setor de tecnologia e a pesquisa acadêmica, que são os primeiros lugares por motivos óbvios, o marketing tem sido o setor a adotar inteligência artificial generativa (GenAI) de forma mais rápida. O motivo também é óbvio: o ganho de velocidade com qualidade e redução de custos. Essa combinação é imbatível e todo mundo já percebeu. As marcas estão experimentando e se estruturando de uma forma muito mais acelerada do que foi a adoção do digital. Todo dia, se vê gigantes consagrados fazendo movimentos ousados. Coca-Cola já lançou uma campanha inteiramente em IA e Unilever está produzindo com IA para a globalização mais eficiente da comunicação de produtos.

M&M — Quais são as principais contribuições da GenAI para a criação de textos e imagens publicitárias?
Malinoski — Existem dois tipos de benefícios: os objetivos e os subjetivos. Os objetivos são velocidade, qualidade e custo. Só isso já é sensacional por si só. Não que seja pouco. Mas os benefícios subjetivos são mais ricos, por isso, vou me alongar neles. Mais tempo para criar é igual a ideias melhores. Mais facilidade de produção é igual a mais ideias feitas. Menos tempo de reuniões improdutivas é igual a clientes mais satisfeitos e trabalhos mais satisfatórios. E tem mais: vejo uma revolução criativa começando ainda maior do que foi a revolução digital. O que vamos criar de novas linguagens, estilos, plataformas, cultura etc, vai ser sem precedentes. É um ótimo momento para ser criativo. O trabalho voltou a ficar divertido, pois andava meio sem graça.

M&M — Como é possível atrelar a otimização de tempo que a IA oferece sem perder de vista a sofisticação, o craft das peças?
Malinoski — A resposta está na própria pergunta. O detalhe, o craft, a sofisticação vem do tempo dedicado a masterizar uma arte e refinar um trabalho. O tempo otimizado é investido no que importa: criar.  Além disso, a própria IA é uma ferramenta que precisa de muito tempo dedicado para ser executada com primor. Trabalho com IA há dez anos, desde o Google. Por isso, a Feito tem a qualidade que tem.

M&M — Que tipo de entregas a produtora está mirando? São principalmente produções audiovisuais publicitárias?
Malinoski — A Feito é um bicho um pouco diferente. Gostamos de dizer que a Feito é três em um: produtora, estúdio criativo e tech. Então, primeiramente, fazemos produção de imagem e vídeo. Somos um time de fotógrafos e diretores de cenas que dominaram a arte da inteligência artificial generativa. Com o perdão do trocadilho, é através dessa lente que avaliamos a qualidade da IA. Também somos um time de criativos premiados e versados em conteúdo e digital capazes de colaborar com agências e marcas muito além da produção. Por fim, num futuro breve, vamos trazer também soluções tecnológicas para o mercado criativo, que, hoje, usamos da porta pra dentro. Quando estiverem mais maduras e com interfaces mais amigáveis, teremos produtos digitais.

 

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Agências de live criam parceria para TikTok Shop no Brasil

    Agências de live criam parceria para TikTok Shop no Brasil

    Plataforma de vendas ainda não tem uma data confirmada para desembarcar no País, mas mercado prepara estrutura

  • Com Eriberto Leão, “sósia” de Joel, Jeep promove The Last of Us

    Com Eriberto Leão, “sósia” de Joel, Jeep promove The Last of Us

    Eriberto Leão foi o escolhido para protagonizar a campanha da Jeep para promover a segunda temporada da produção original da HBO