Assinar

Relembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton

Buscar

Relembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton

Buscar
Publicidade
Comunicação

Relembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton

Fotógrafo italiano, que morreu nesta segunda-feira, 13, alçou a Benetton ao mainstream com cliques polêmicos e de cunho progressista


14 de janeiro de 2025 - 16h22

Oliviero Toscani, fotógrafo italiano nascido em Milão, morreu na segunda-feira, 13, aos 82 anos (Crédito: Divulgação)

Morreu na segunda-feira, 13, o fotógrafo italiano Oliviero Toscani, aos 82 anos. Ele estava internado em um hospital na Cecina, comuna na região da Toscana, desde sexta-feira, 10, em decorrência de uma amiloidose, condição incurável em que há acúmulo de proteína no corpo.

Olivieri se notabilizou ao aproximar os universos da moda, da arte e da publicidade por meio das campanhas que criou para a United Colors of Benetton. Através de suas fotografias, a marca italiana endossou posicionamentos progressistas a respeito de questões como sexo, racismo, guerra e pena de morte.

Ele começou a trabalhar na empresa em 1982 e lá ficou até 2000. Retornou à casa como diretor criativo em 2017, mas foi demitido em 2020, depois de ter feito um comentário sobre a queda de uma ponte na Itália, que matou mais de 40 pessoas. “Quem liga se a ponte caiu?”, disse, em uma entrevista de rádio. Ele pediu desculpas, mas a parceria com a marca se encerrou.

Ao New York Times, em 1995, Oliviero disse que a “as agências faturam milhões ao repetirem as mesmas coisas. Tentamos ir por outro caminho”. Já ao The Times, declarou, em 1991, que a “publicidade é o meio mais rico e poderoso que existe. Então sinto-me responsável por fazer mais do que dizer ‘nosso suéter é bonito'”.

Relembre algumas das imagens mais icônicas de Oliviero para a Benetton:

“HIV Positive”, de 1993 (Crédito: Divulgação/Benetton)

“Blanket”, de 1990 (Crédito: Divulgação/Benetton)

 

“Breastfeeding”, de 1989 (Crédito: Divulgação/Benetton)

 

“Horses”, de 1996 (Crédito: Divulgação/Benetton)

“Hearts”, de 1996 (Crédito: Divulgação/Benetton)

 

“Globes”, de 1986 (Crédito: Divulgação/Benetton)

 

“Priest and Nun” (Padre e Freira), de 1991 (Crédito: Divulgação/Benetton)

Publicidade

Compartilhe

Veja também