Assinar

Ricardo John deixa JWT para ser CEO e CCO da FCB Brasil

Buscar

Ricardo John deixa JWT para ser CEO e CCO da FCB Brasil

Buscar
Publicidade
Comunicação

Ricardo John deixa JWT para ser CEO e CCO da FCB Brasil

Profissional assume liderança geral e o comando criativo da operação; Aurélio Lopes passa a ser chairman


8 de agosto de 2019 - 11h03

Ricardo John assume a liderança da FCB Brasil a partir de setembro (Crédito: Arthur Nobre)

Um ano e três meses depois de ter assumido a presidência da J. Walter Thompson, Ricardo John está de saída da agência. O profissional foi convidado a assumir os cargos de chief executive officer (CEO) e chief creative officer (CCO) na FCB Brasil. Na semana passada, a agência havia comunicado ao mercado que passaria por uma série de reestruturações nos próximos dias. Com a chegada de John, Aurélio Lopes, então CEO da FCB Brasil, passa a ocupar o cargo de chairman.

A contratação de John pela FCB Brasil marca o retorno do profissional à agência. O criativo já trabalhou na FCB entre os anos de 2009 e 2011, quando a agência ainda utilizava a marca Giovanni+DraftFCB. “Tive a felicidade de trazer de volta o Ricardo John. Quando o John trabalhou aqui o promovemos a diretor de criação e diretor executivo de criação. Após esse movimento, nunca mais perdemos o contato. Tenho respeito pessoal, admiração e muita amizade por ele. Ele é uma unanimidade”, elogiou Aurélio Lopes, chairman da FCB Brasil. Segundo Aurélio, as mudanças começam a valer a partir de 9 de setembro.

John assumirá a liderança geral e comando criativo da agência após a promoção de Joanna Monteiro, que nos últimos dias deixou a operação nacional para assumir um novo cargo criativo global na rede FCB em Nova York diretamente com Susan Credle, CCO da FCB global.

Ricardo John chegou à J. Walter Thompson em 2011 e assumiu o cargo de CCO da operação em 2012. Em abril do ano passado, foi promovido à presidência da operação em uma mudança que também envolveu Ezra Geld, que passou ao posto de CEO do Grupo J. Walter Thompson no Brasil. Em novembro de 2018, o grupo WPP anunciou a fusão global das operações da J. Walter Thompson com a Wunderman. Desde então, no entanto, nenhuma movimentação ainda aconteceu entre as operações brasileiras dessas duas redes. No Brasil, a Wunderman é liderada por Pedro Reiss.

John foi indicado ao prêmio Caboré na categoria Profissional de Criação por duas vezes: em 2015 e 2017. Participou do júri do Cannes Lions por três vezes, sendo a última, em 2016, como presidente da categoria Outdoor. Na J. Walter Thompson foi o criador do Projeto 20/20, que visava ampliar a presença de funcionários negros no quadro da agência, alcançando o percentual de 20% de negros em posições estratégicas até o ano de 2020.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Agências de live criam parceria para TikTok Shop no Brasil

    Agências de live criam parceria para TikTok Shop no Brasil

    Plataforma de vendas ainda não tem uma data confirmada para desembarcar no País, mas mercado prepara estrutura

  • Com Eriberto Leão, “sósia” de Joel, Jeep promove The Last of Us

    Com Eriberto Leão, “sósia” de Joel, Jeep promove The Last of Us

    Eriberto Leão foi o escolhido para protagonizar a campanha da Jeep para promover a segunda temporada da produção original da HBO