Salve Tribal terá copresidência e novo nome
Carlos Pitchu ganha a parceria de Carlos Fonseca no comando da operação; agência passa a usar apenas a marca internacional Tribal
Carlos Pitchu ganha a parceria de Carlos Fonseca no comando da operação; agência passa a usar apenas a marca internacional Tribal
Bárbara Sacchitiello
27 de novembro de 2017 - 8h14
Em fevereiro deste ano, três movimentos internos do Grupo ABC originaram uma operação que tinha como objetivo implementar um novo tipo de entrega de soluções digitais aos clientes. O primeiro deles foi a junção das operações da Salve com a LDC, duas agências do portfólio do grupo. O segundo foi a importação da marca internacional Tribal Worldwide, rede de agências digitais do Grupo Omnicom e, o terceiro passo, foi a escolha de um dos mais altos executivos do grupo (Alcir Gomes Leite, que, na época, liderava a LDC) para coordenar os primeiros passos da Salve Tribal Worldwide e assegurar que as principais expertises de cada um dos lados fosse preservados e potencializado na nova operação.
Dez meses depois, o Grupo ABC concluiu que boa parte dessa missão já foi cumprida e que a operação possui musculatura para caminhar e dar prosseguimento a sua estratégia de crescimento de outra forma. A partir de janeiro de 2018, Alcir deixa o cotidiano da agência para se dedicar a outras funções dentro do grupo – entre elas, a gestão da Tamboré, a nova operação in-house da DM9 criada para o Walmart, que iniciará oficialmente suas atividades neste mês de dezembro.“Os maiores comprometimentos que um líder pode ter é com as pessoas da equipe e com o sucesso geral da operação e saio muito satisfeito ao ver como isso foi desenrolado na agência. A consolidação do Pitchu como líder da Tribal e a chegada do Carlos, para trazer uma visão criativa, são sinais claros do sucesso da missão. Continuarei participando das reuniões do conselho e ajudando-os pontualmente, com negócios de alguns clientes. Estou muito feliz de ver como conseguimos reunir talentos e deixar os dois ‘Carlos’ conduzindo uma gestão estruturada”, analisa Alcir.
Com a saída do executivo, Carlos Pitchu, que tinha a função de CEO da Salve Tribal e já liderava a operação junto com Alcir, continua no comando da agência, porém, com um novo parceiro. O profissional dividirá a presidência com Carlos Fonseca, que passou os últimos quatro anos à frente da criação da R/GA. “A primeira etapa da agência, que consistia na estabilização da empresa e na garantia de segurança aos colaboradores, à equipe e, principalmente, aos clientes, foi cumprida brilhantemente pelo Alcir. Esse processo foi desafiador não somente pela fusão das duas agências como pela consolidação de uma expertise internacional dentro do negócio”, comenta Guga Valente, CEO do Grupo ABC.
ABC funde LDC e Salve em nova agência
Com novos nome e liderança, a agência pretende, no próximo ano, dar os próximos passos mantendo algo que já conseguiu imprimir em seu estilo, na opinião de Pitchu. “Conseguimos, de forma rápida, construir um mix de comunicação integrado e variado para nossos clientes. Marcas que tinham uma grande concentração de mídia no off-line passaram a utilizar mais o online e vice-versa. Saímos vitoriosos na concorrência digital do Santander e isso representou a maneira como conseguimos, em pouco tempo, unir as especialidades da Salve com as da LDC e a visão inovadora da Tribal com o máximo de sucesso”, avalia.
Compartilhe
Veja também
“Mais que Mais Barato”: Extra quer resgatar conexão com clientes
Com campanha desenvolvida pela Africa Creative, supermercado anuncia reposicionamento de marca com foco no Rio de Janeiro
FirstCom e People2Biz entram para o mercado de influência
A partir da criação do grupo Human to Human (H2H), a Luis Claudio e Paulo Leal entram para o mercado de business influencer marketing