Comunicação
Santander abre concorrência e convida CPB e Soko/Droga5
No Brasil, conta será atendida por duas agências: a que vencer a disputa global e a que for vitoriosa na concorrência local
Santander abre concorrência e convida CPB e Soko/Droga5
BuscarSantander abre concorrência e convida CPB e Soko/Droga5
BuscarNo Brasil, conta será atendida por duas agências: a que vencer a disputa global e a que for vitoriosa na concorrência local
Renan Honorato
19 de setembro de 2024 - 16h17
Nota atualizada às 19h13 em 19/09
O Santander Brasil comunica, nesta, quinta-feira, 19, a abertura de uma concorrência para eleger uma nova agência publicitária no Brasil, para a qual foram convidadas as agências CPB e Soko (atual Droga5 São Paulo).
Paralelamente, o Grupo Santander iniciou, na terça-feira, 17, uma revisão global. Com isso, o mercado brasileiro terá, a partir de 2025, duas agências: a que conquistar a disputa global e a que for escolhida pelo banco na etapa local.
Desde abril do ano passado, a conta do banco está na BETC Havas. Antes o cliente foi atendido durante seis anos, o pela Suno United Creators.
A BETC está apoiando o grupo Havas na concorrência global, da qual também participam WPP, Publicis Groupe, Omnicom, Dentsu e IPG. Caso a Havas se saia vitoriosa, a BETC continuará com parte da verba. Uma fatia minoritária da conta será atendida pela CPB ou pela Soko.
Com a revisão global, o Santander pretende unificar as estratégias de marketing nos dez mercados em que atua. Os grupos terão dois meses para desenvolver uma proposta inicial e a primeira rodada de agências selecionadas será divulgada até o final do ano.
Em fevereiro, Juliana Cury assumiu como chief marketing officer (CMO) do Santander no Brasil após a saída de Igor Puga da posição, em 2023. Assim como Puga, outros executivos deixaram o banco após a chegada de Mário Leão ao cargo de CEO.
Outro banco, o Bradesco, também está em processo de concorrência no País. A disputa pela conta publicitária da instituição entrou na segunda fase em agosto, quando aconteceu a etapa chamada de chemistry meetings, que envolveu sete agências. Hoje, apenas quatro estão na reta final da disputa: Aldeiah, AlmapBBDO, Artplan e VML.
Compartilhe
Veja também
Publicis Groupe compra empresa de commerce Mars United
Holding de publicidade incorporará a empresa, fundada em 1973 e especializada na jornada de compra dos consumidores
O que as agências mais amam — e o que mais odeiam — nos clientes
Ousadia e inovação são as características mais valorizadas, segundo líderes de 50 das maiores agências do País, enquanto concorrências são a prática mais criticada