Assinar

TCU suspende publicidade do BB em site de fake news

Buscar

TCU suspende publicidade do BB em site de fake news

Buscar
Publicidade
Comunicação

TCU suspende publicidade do BB em site de fake news

Site denunciado pelo Sleeping Giants Brasil é alvo da medida do Tribunal de Contas da União


28 de maio de 2020 - 16h57

Crédito: Divulgação

O Tribunal de Contas de União (TCU) suspendeu, após pedido do Ministério Público, as campanhas do Banco do Brasil que estavam sendo veiculadas em sites acusados de propagar notícias falsas. O colegiado do órgão tomou a decisão nesta quarta-feira, 27.

A determinação não atinge empresas detentoras de concessões públicas e nem seus sites ou redes sociais. Também estão livres da suspensão os  jornais e revistas com mais de uma década de funcionamento.

Em seu pedido, o Ministério Público acusa o Banco do Brasil de transferir recursos para o financiamento de sites que se dedicam a produzir conteúdo divulgado amplamente como falso e, ainda, disseminar discurso de ódio. As peças em questão foram reproduzidas no site O Jornal da Cidade Online e expostas pelo perfil Sleeping Giants Brasil. Alertado pelo perfil, o banco retirou o site da lista de veículos que recebiam recursos.

Em seguida, o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, publicou um post no Twitter acusando a diretoria do banco de suspender a peça. Fábio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), também reclamou da suspensão. Depois disso, o site havia voltado a figurar na lista de veículos que recebem recurso do banco. Com a intervenção do TCU, o BB deixa de anunciar no referido site.

*Crédito da imagem no topo: DKosig/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da semana: consciência ambiental

    Campanhas da semana: consciência ambiental

    Pacto Global da ONU traça paralelos entre a saúde do planeta e a saúde humana, enquanto a Revista Unique cria playlists com sons de catástrofes ambientais

  • GE celebra 20 anos reforçando cobertura esportiva do canal

    GE celebra 20 anos reforçando cobertura esportiva do canal

    Campanha, que faz parte da celebração dos 100 anos da Globo, destaca a evolução da cobertura esportiva