UE é taxada de racista por comercial
Brasileiro, indiano e chinês são ?eliminados? pela força de mulheres europeias; campanha foi suspensa e UE se desculpou
Brasileiro, indiano e chinês são ?eliminados? pela força de mulheres europeias; campanha foi suspensa e UE se desculpou
Meio & Mensagem
9 de abril de 2012 - 6h40
Um comercial taxado de racista vem levantando polêmica em relação à União Europeia desde o início da semana. O filme foi um lançamento da Comissão Europeia pela propagação do bloco europeu e visava mobilizar, sobretudo via redes sociais, o público jovem de 16 a 24 anos para a importância de um grupo de países forte.
Para expressar tal conceito, o comercial exibe três lutadores representando os países emergentes reunidos sob a sigla BRIC (Brasil, Índia e China), o que dá margem à conclusão de que eles aparentam uma ameaça ao bloco. A UE é representada por uma mulher vestindo roupa amarela e preta, alusiva às estrelas de sua bandeira – que lembra também a personagem de Uma Thurman na franquia Kill Bill.
Os lutadores se “apresentam” à mulher europeia com golpes de lutas típicas desses países – um chinês lutador de kung fu, um mestre indiano de kalaripayattu e um capoeirista brasileiro. Quando este se apresenta, a mulher é cercada por outras 12 cópias suas, numa analogia aos demais membros do bloco europeu. Elas então se sentam em círculo e observam os lutadores desaparecerem, para em seguida se transformarem na bandeira da União Europeia. O vídeo é encerrado com a frase “Quanto mais unidos, mais fortes seremos”, na tradução livre.
Apesar da má repercussão ante a comunidade internacional, um porta-voz da Comissão Europeia afirmou ao jornal inglês The Guardian que a campanha havia sido bem-sucedida junto ao target escolhido, pois gerou repercussão positiva na internet entre os jovens europeus. Ainda assim, lamentou a má repercussão e afirmou não existir qualquer intenção em soar racista. A campanha foi retirada do ar, numa medida bem mais diplomática do que o vídeo veiculado.
Compartilhe
Veja também
Papai Noel passa perrengue em hotel em campanha de Natal do Airbnb
Plataforma quer mostrar que suas hospedagens podem ser melhor opção para as famílias nas festas de fim de ano
Euphoria Creative é a nova agência do Wellhub
Além de integrar o time de parceiros da equipe de marketing, a agência chega para consolidar a nova marca da plataforma de bem-estar junto aos consumidores