Assinar

Unilever quer um mundo mais sustentável

Buscar

Unilever quer um mundo mais sustentável

Buscar
Publicidade

Comunicação

Unilever quer um mundo mais sustentável

Project Sunlight envolve ações que mostram a importância da conscientização por um mundo melhor


21 de novembro de 2013 - 1h25

Do ProXXIma
Por Arthur Quezada

Com os problemas que o planeta enfrenta nos dias de hoje, é comum ouvir o questionamento: será que vale a pena colocar um filho no mundo? Com o intuito de responder essa pergunta, a Unilever estreia nesta quarta-feira, 20, uma campanha global de incentivo a sustentabilidade, que mostra de que forma a marca pode ajudar na batalha por um mundo melhor.

A criação da campanha foi coordenada pelos diretores executivos Joaquin Cubria e Ignacio Ferioli e os diretores de criação Matias Lafalla e Ramiro Gamallo, da David Buenos Aires. O trabalho de atendimento e planejamento foi liderado pela Ogilvy & Mather Londres. A produção é da Moxie Pictures, que tem sede em Nova York e escritórios em Los Angeles, Londres e Toronto. O filme foi dirigido por Errol Morris, ganhador do Oscar de Melhor Documentário em 2004, por The Fog of War (Sob a Névoa da Guerra). Além do Brasil, a campanha engloba também os Estados Unidos, Índia, Indonésia e Reino Unido.

A história toda começou quando a Unilever encomendou duas pesquisas para entender os sentimentos dos pais em relação ao futuro de seus filhos, e o impacto de ter filhos na vida dos pais, em diferentes etapas – desde o pré-natal ao final da infância. O primeiro deles, realizado em Londres e Mumbai, buscou entender esperanças e preocupações dos pais em relação aos seus filhos que estão para nascer; já a segunda pesquisa abordou a conexão de ideias entre pais e filhos sobre questões ambientais globais, com foco na vida sustentável.

Como resultado, a Unilever descobriu que as crianças são a chave para motivar os adultos a adotarem estilos de vida mais sustentáveis, e uma poderosa influência para a mudança de hábitos dos pais. Isso porque nove em cada 10 pais entrevistados disseram que o otimismo e o entusiasmo naturais das crianças os inspiram a fazer do mundo um lugar melhor.

Em entrevista exclusiva à ProXXIma, Malu Lopez, diretora de mídia da Unilever, disse que as pesquisas foram o ponto de partida para que a marca iniciasse uma campanha global. “O posicionamento da empresa mostra que nos preocupamos com isso. A pesquisa revelou um caminho para que direcionássemos nossa comunicação nesse sentido”, comenta.

Da pesquisa à pratica
Com essas constatações nas mãos, a Unilever planejou uma das maiores campanhas digitais da marca. Para isso, a companhia desenvolveu um documentário, nomeado “Anthem”, dirigido pelo diretor vencedor do Oscar, Errol Morris, que mostra a importância das ações imediatas sustentáveis para se colher frutos no futuro. 

wraps

Além disso, no Brasil, a marca coloca em prática uma campanha no Twitter com 10 celebridades, chamando a atenção dos fãs para o filme. No último domingo, os famosos Felipe Andreolli, Fernanda Paes Leme, Fernanda Pontes, Fernanda Souza, Fiorella Matheis, Giovanna Lancelotti, Patricia Maldonado, Samara Felippo, Sérgio Marone, e Tata Weneck mudaram suas fotos para uma imagem iluminada por raios de sol. Nesta quarta-feira, dia 20, todos convidarão seus seguidores para ver o vídeo com a hashtag #futuromelhor.

Simultaneamente ao lançamento do vídeo, outras duas ações acontecem. A primeira delas acontece na Maternidade Santa Joana, em São Paulo, onde um vídeo será produzido com depoimentos das novas mamães sobre quais são seus medos e desejos para seus filhos, recém-nascidos. O resultado final será postado nos canais da Unilever nas redes sociais e no canal do projeto no YouTube. A outra ação acontece na manhã de quarta-feira, em um café da manhã com blogueiros e influenciadores online no espaço Chácara Santa Cecília.

Interação com internautas
A partir desta quinta-feira, 21, a marca coloca em destaque o “Project Sunlight”, uma estratégia que contempla uma interação online com os consumidores no site do projeto. A ideia é reunir as histórias dos projetos sociais das marcas da Unilever ao redor do mundo, e mostrar aos consumidores como eles podem se envolver com as várias atividades.

Para Malu, é uma oportunidade de apoiar uma causa e mostrara aos consumidores esse lado da Unilever. “Nós já estamos por dentro de diversos projetos e fazemos parte de parcerias em prol da sustentabilidade, traremos agora os consumidores para o nosso lado”, enfatiza.  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Zé Delivery amplia rivalidade entre torcedores cariocas

    Zé Delivery amplia rivalidade entre torcedores cariocas

    Campanha conta com Petkovic, Donizete, Fred e Jefferson, e promete cashback para os sócios-torcedores

  • Outback quer transformar golpes em brindes reais para o público

    Outback quer transformar golpes em brindes reais para o público

    Rede de restaurantes oferecerá Bloomin’ Onion, Havana Thunder ou Cinnamon Oblivion gratuitamente na compra de 1 aperitivo ou prato principal