Veja as campanhas que se destacaram no Twitter em 2019
Natura, Skol, Renault, Netflix e Google estão entre as marcas que usaram a plataforma de maneira criativa, na visão da própria rede social
Veja as campanhas que se destacaram no Twitter em 2019
BuscarVeja as campanhas que se destacaram no Twitter em 2019
BuscarNatura, Skol, Renault, Netflix e Google estão entre as marcas que usaram a plataforma de maneira criativa, na visão da própria rede social
11 de dezembro de 2019 - 17h24
Natura, Skol, Renault, Google, Turma da Mônica, Apple, Brahma, Descomplica, McDonald’s, Globoplay e Netflix foram as marcas com a estratégia de comunicação que melhor desempenharam no Twitter em 2019. Cada empresa foi o primeiro lugar em 11 categorias. O Twitter considerou autenticidade, inovação, estímulo de conversas na plataforma, uso de influenciadores e criadores, posicionamento, propósito, conexão cultural, utilização de vídeo, geração de expectativa e conteúdo exclusivo. Confira cada campanha:
Lançamento com propósito
Para rejuvenescer a marca, a Natura deixou sua abordagem institucional de comunicação e adotou um estilo mais humanizado com o lançamento da persona Nat. Incorporando a missão e valores de marca da Natura, Nat se conecta com conversas que envolvem ativismo social, ambiental e cultural que acontecem na plataforma.
https://twitter.com/naturabroficial/status/1190010554800197632
Conexão Cultural
Com a Gut e Draftline, a Skol também definiu um personagem que brinca com os usuários e se conecta de forma irreverente à cultura e à conversas na rede. Segundo o Twitter, a persona fez com que o lançamento de produtos fossem consistentes e ôrgânicos.
https://twitter.com/skol/status/1116056701508235264?s=20
Teaser de pré-lançamento
De acordo com a plataforma, a Renault foi bem sucedida ao gerar expectativa no público do Twitter antes mesmo da campanha para o Kwid Outsider, que envolveu o clássico desenho “A Caverna do Dragão”, ser oficialmente lançada. Inspirada na divulgação de filmes, a montadora e a DPZ&T traçaram uma estratégia que envolveu teasers, trailers, pôsteres e reportagens temáticas com o Omelete.
https://twitter.com/RenaultBrasil/status/1131702977503408128?s=20
Melhor lançamento de produto
Para divulgar a função de placar em tempo real de partidas de esporte, o Google contou com perfis de clubes e criadores de conteúdo para publicarem a hashtag #JogaNoGoogle durante partidas de futebol. A ação teve 100 vídeos e foi desenvolvida junto com a W3Haus, AKQA e Wunderman.
https://twitter.com/Corinthians/status/1132760821971472384
Lançamento de marca
A Maurício de Sousa Produções realizou um reposicionamento para se conectar com conversas atuais na plataforma e contar as novidades da empresa. Segundo o Twitter, a marca se tornou um dos perfis mais relevantes da plataforma.
https://twitter.com/TurmadaMonica/status/1187478942053097473
Melhores práticas de vídeo
Este ano, a Apple começou a apostar em vídeo curtos, sem som, com muitos elementos visuais e no formato adequado para a rede. As ações foram criadas pela Media Arts Lab.
https://twitter.com/Apple/status/1153670376297238528
Voz de marca
Com a Africa e a Draftline, a Brahma também assumiu uma nova voz de marca como uma persona que gosta de futebol e sertanejo para se conectar com o público de forma sincera e com uma linguagem popular. Em uma das ações, a Brahma pagou caixas de cerveja à um torcedor que perdeu apostas com amigos dos times rivais.
https://twitter.com/BrahmaCerveja/status/1194977377182507008?s=20
Uso de transmissões ao vivo
Pré-Enem 2019, o Descomplica realizou uma transmissão ao vivo de 12 horas voltada a revisar o conteúdo para a prova, educar sobre meditação, ioga, nutrição e outros.
https://twitter.com/descomplica/status/1193131573161398273
Melhor uso de criadores
Com base na premissa de que o público já se manifestava em redes sociais falando sobre sentir fome de McDonald’s, a rede de fast-food e a ArtHouse, do Twitter, reuniu um grupo de criadores de conteúdo da plataforma para publicar como a #FomeDeMc se manifestava neles.
https://twitter.com/luscas/status/1151612489186119680?s=20
Impacto cultural
Ao ser impactada pela thread de Eduardo Hanzo sobre a história de uma confusão entre sua avó e a vizinha, Gloria Perez, que além de autora de novelas também supervisiona a área de séries da emissora no conto no Twitter, sugeriu a criação de uma série baseada na trama. A produção estreia em 2020 no Globoplay.
https://twitter.com/EduardoHanzo/status/873634349824061440
Engajamento com fãs
Para divulgar a terceira temporada de Stranger Things, a Netflix lançou um aplicativo que funcionava quando o usuário aproximava palha de aço ao celular. O aplicativo, então, exibia cenas exclusivas da nova temporada. A ação foi criada pela AKQA.
https://twitter.com/NetflixBrasil/status/1145809789261438983?s=20
**Crédito da imagem no topo: Kon Karampelas/Unsplash
Compartilhe
Veja também
Ministério do Esporte promove ação em jogo do Brasileirão por paz nos estádios
Partida entra Bahia e São Paulo, nesta terça-feira, terá 348 cadeiras vazias representando vítimas de atos de violência entre torcidas
Matt LeBlanc estrela campanha do Nubank
Ação com intérprete de Joey, de Friends, tem criação da Wieden+Kennedy SP e participação de Jeff Astrof, um dos roteiristas do seriado