Via Varejo e GPA: negócio casado?
Concorrências têm um mesmo decisor final e são disputadas pelos mesmos cinco grupos de agências
Concorrências têm um mesmo decisor final e são disputadas pelos mesmos cinco grupos de agências
Alexandre Zaghi Lemos
8 de outubro de 2013 - 3h39
O andar paralelo das concorrências pelas verbas publicitárias da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) e do Grupo Pão de Açúcar abre possibilidade de propostas casadas por ambas. Isso porque não só o decisor final é um só — o francês Casino —, mas também coincidem os grupos de agências participantes. Disputam as multinacionais Y&R (atual detentora das contas de Casas Bahia e Ponto Frio), Grupo Havas (controlador da Havas e da Z+), rede Publicis (que inclui a Publicis Brasil, a Salles Chemistri e a Publicis Red Lion) e Lew’Lara\TBWA, e o nacional Grupo ABC (que colocou a Loducca na briga pela Via Varejo e a Africa na corrida pelo GPA). A única exceção é a NBS, incluída apenas na disputa pela Via Varejo.
Nesta semana, entra na terceira fase a concorrência do Grupo Pão de Açúcar, que tem como cerne a aquisição da house PA Publicidade. Após apresentarem sugestões de “modelos de negócios” para o anunciante, todas as cinco postulantes foram aprovadas e, finalmente, tiveram acesso a números sobre os investimentos do anunciante e os custos de sua house, que gira em torno de R$ 34 milhões por ano. Nesta quarta 9, elas entregam suas propostas financeiras.
Ao contrário do que ocorre na concorrência do Grupo Pão de Açúcar, as apresentações para os executivos da Via Varejo incluem propostas criativas de campanhas para Casas Bahia e Ponto Frio. As seis agências participantes estão sendo recebidas desde a semana passada por um grupo de líderes do anunciante que inclui executivos de marketing, comunicação, área financeira, recursos humanos e tecnologia da informação.
“O relacionamento atual com a Y&R não tem problemas, mas nada está tão bom que não possa melhorar. Foi um ato corajoso da nossa parte fazer essa consulta ao mercado depois de 13 anos de uma bem sucedida relação”, avalia com Flavia Altheman, diretora de marketing e inteligência de mercado da Via Varejo.
*Colaborou Beatriz Lorente
Veja, a seguir, os tamanhos das verbas em disputa e das agências concorrentes:
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