Vivi Guedes e Fiat: a nova parceria da Globo
Após Avon, influenciadora interpretada por Paolla Oliveira em novela ganha patrocínio automotivo em ação comercial da emissora
Vivi Guedes e Fiat: a nova parceria da Globo
BuscarVivi Guedes e Fiat: a nova parceria da Globo
BuscarApós Avon, influenciadora interpretada por Paolla Oliveira em novela ganha patrocínio automotivo em ação comercial da emissora
Bárbara Sacchitiello
31 de julho de 2019 - 8h19
Por muitos anos, a Globo teve rígidas políticas comerciais para os personagens de sua dramaturgia. Enquanto os atores poderiam fechar contratos publicitários para protagonizar as campanhas que desejassem, o elenco era proibido de utilizar o personagem que interpretava nas novelas da casa em qualquer situação comercial. Essa postura, que já vem sendo flexibilizada há algum tempo, ganha nova diretriz agora, na novela A Dona do Pedaço.
Pela primeira vez, um personagem – e não a atriz – irá protagonizar a campanha publicitária de uma marca. O feito acontecerá com Vivi Guedes, a influenciadora digital interpretada por Paolla Oliveira na trama de Walcyr Carrasco. Há alguns dias, a atriz já vinha dando indícios de que cederia seu lugar como garota propaganda da Fiat para sua personagem na novela. Em um comercial lançado na mídia na última sexta-feira, 26, Paolla dizia que já havia vazado a notícia de que ela não seria mais a garota-propaganda da Fiat. Assista:
Simultaneamente, Vivi Guedes (personagem de Paolla na trama), começou a dar indícios na novela de que estava fechando uma importante parceria comercial. No capítulo desta terça-feira, 30, a influenciadora foi questionada por sua empresária Kim (interpretada por Mônica Iozzi) sobre uma tal “reunião importante” que havia tido com uma empresa. “Foi incrível, #vemcoisaboaporaí”, respondeu Vivi Guedes. Ao mesmo tempo, o Instagram da personagem fez uma postagem no Stories que, finalmente, revelava a parceria: “O que foi essa reunião, @fiatbr? Vem coisa boa por aí”. escreveu a influenciadora da ficção. A postagem é identificada como “Parceria paga por Fiat”. Veja abaixo:
Pelo o que o teor das campanhas de Fiat e os capítulos da trama indicam, Vivi Guedes deverá aparecer nos comerciais novos da Fiat, em uma ação de conteúdo cruzada com a novela. A inserção de merchandising nas tramas da emissora é uma prática feita há décadas. Porém, a utilização do personagem fora do ambiente da novela, na publicidade oficial de uma marca, não é comum — e, inclusive, já gerou problemas.
Em 2012, na tentativa de aproveitar o sucesso da trama Avenida Brasil, a Vivo fez uma ação com o ator Murilo Benício para divulgar seus planos de internet. No vídeo, no entanto, quem aparecia era o personagem Tufão, interpretado por Benício na novela. A situação brincava que era importante estar conectado para não ser o último a saber das coisas, assim como aconteceu com o personagem, que foi enganado pela vilã, Carminha (Adriana Esteves) por boa parte da trama. A Globo questionou a operadora e a Y&R, agência da Vivo, e o vídeo foi tirado do ar.
Já dentro das tramas, a participação das marcas na história e junto aos personagens têm sido cada vez mais frequentes. Em O Outro Lado do Paraíso, exibida no final de 2017 e início de 2018, a Claro fez uma ação com o personagem Nicácio, interpretado pelo ator Fábio Lago. Na novela, o cabeleireiro ganhava fama após trocar a internet de seu celular por outra de maior velocidade (da Claro), que lhe permitiu fazer mais postagens de seu trabalho. Desenvolvida pela Talent Marcel, a ação também contemplou a criação de um perfil para o personagem no Instagram. Novela que antecedeu O Outro Lado do Paraíso, A Força do Querer também teve uma personagem licenciada com uma marca. A secretária Abigail, interpretada pela atriz Mariana Xavier, tornou-se consultora Natura na novela. Além da exibição da marca nos capítulos, a Natura também criou um perfil no Instagram pelo qual Abigail dava dica para as consultoras.
A Dona do Merchan
Desde o início da novela, a Globo iniciou um trabalho de construção de uma “vida” digital para a personagem de Paolla. O fato de Vivi ser uma influenciadora de internet, conhecida nas mídias sociais, permitiu à Globo explorar a imagem da personagem de maneira diferente. Assim que apareceu na trama, Vivi Guedes ganhou um perfil no Instagram pelo qual a emissora alimenta, de fato, uma vida virtual da personagem: cenas da novela, bastidores de ensaios fotográficos feitos na trama e cenas do cotidiano de Vivi são compartilhadas no Instagram, que se tornou um novo canal de diálogo entre o público e a personagem. Atualmente, o perfil ultrapassa a marca de 773 mil seguidores.
Na semana passada, o perfil de Vivi Guedes fez a primeira postagem oficial patrocinada para a Avon. A marca de cosméticos estreou o trabalho comercial no Instagram da personagem, que já postou mais de uma imagem apresentando os produtos da marca. Um ponto curioso é que tanto a Avon como a Fiat já eram parceiros da atriz. Paolla Oliveira já protagonizou diversas campanhas da marca de beleza e, desde 2015, é a garota propaganda oficial da Fiat.
De acordo com a Globo, as parcerias de conteúdo envolvendo Vivi Guedes sempre terão um envolvimento no conteúdo da novela, no Instagram e nas demais mídias digitais de A Dona do Pedaço. A emissora não pretende permitir, por exemplo, que uma marca faça apenas um post patrocinado isolado no Instagram de Vivi Guedes. A proposta da área de negócios integrados, liderada por Eduardo Schaeffer, é sempre criar histórias de conteúdo mais aprofundadas, que trabalhem a personagem, a trama e o anunciante de forma integrada.
Questionada sobre a remuneração da atriz em relação às ações comerciais de sua personagem, a emissora informou que aplica as regras vigentes em sua área comercial e que, por emprestar sua imagem à personagem envolvida na ação, Paolla Oliveira também será remunerada pelas parcerias de publicidade de Vivi Guedes.
Compartilhe
Veja também
George Clooney volta a estrelar campanha global da Nespresso
Ator se torna “Detetive George” em nova comunicação da marca, que destaca seus cafés mais cobiçados
Relembre imagens icônicas de Oliviero Toscani para Benetton
Fotógrafo italiano, que morreu nesta segunda-feira, 13, alçou a Benetton ao mainstream com cliques polêmicos e de cunho progressista