WMcCann lidera ranking de compra de mídia do Cenp-Meios
Primeiro ranking do órgão não cita os valores movimentados; Após agência liderada por Hugo Rodrigues, aparecem Africa, DPZ&T, VMLY&R e Leo Burnett
WMcCann lidera ranking de compra de mídia do Cenp-Meios
BuscarWMcCann lidera ranking de compra de mídia do Cenp-Meios
BuscarPrimeiro ranking do órgão não cita os valores movimentados; Após agência liderada por Hugo Rodrigues, aparecem Africa, DPZ&T, VMLY&R e Leo Burnett
Alexandre Zaghi Lemos
7 de abril de 2021 - 15h09
Atualizada em 16 de abril de 2021 – 12h20
WMcCann, Africa, DPZ&T, VMLY&R e Leo Burnett Tailor Made lideram o ranking de compra de mídia do Cenp-Meios, divulgado nesta quarta, 7 de abril, pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). Os dados levam em conta as informações fornecidas por 216 agências certificadas.
A lista do Cenp-Meios não menciona os valores de compra de mídia de cada empresa. Além disso, só inclui os nomes das agências que concordaram em participar da divulgação. Das 216 agências listadas, 43 preferiram não autorizar a aparição na lista, que deixa vago os espaços ocupados pelas faltantes. Somente três entre as 30 primeiras não quiseram aparecer.
RANKING DE AGÊNCIAS CENP-MEIOS – JAN A DEZ 2020
1ª WMCCANN
2ª AFRICA
3ª DPZ&T
4ª VMLY&R
5ª LEO BURNETT TAILOR MADE
6ª ALMAPBBDO
7ª WUNDERMAN THOMPSON
8ª OGILVY
9ª ARTPLAN
10ª LEW’LARA\TBWA
11ª TALENT MARCEL
12ª PUBLICIS
13ª BETC/HAVAS
14ª MULLEN LOWE
15ª HAVAS PLUS
16ª DAVID
17ª NOVA/SB
18ª PROPEG
19ª (a agência não autorizou a divulgação de seu nome)
20ª WIEDEN + KENNEDY
21ª FCB BRASIL
22ª NBS
23ª GREY
24ª CP+B
25ª CALIA|Y2
26ª PAIM
27ª FBIZ
28ª WE
29ª DENTSU
30ª HEADS
(Confira aqui o ranking completo)
No consolidado de 2019, a BETC/Havas assumiu a liderança do ranking Monitor, impulsionada pela forte presença no SBT da marca Jequiti, empresa de cosméticos do Grupo Silvio Santos. Com isso, somando-se todas as três nomenclaturas com as quais a BETC/Havas aparecia na lista referente à 2019, a agência ultrapassou a Y&R, que manteve o primeiro lugar no Monitor Evolution por 15 anos. Nesse consolidado de 2019, após a BETC/Havas, aparecem Y&R, Ogilvy, Africa e WMcCann.
O consolidado de 2020 do Monitor Evolution, já recebido pelas agências assinantes no início do ano, mostra BETC/Havas, Publicis, WMcCann, Africa e FCB nas cinco primeiras posições, nessa ordem, com a Y&R surgindo em sexto. Nos dois casos, das consolidações do Monitor Evolution de 2019 e 2020, ainda não está considerada a fusão entre a BETC/Havas e a Havas Plus, efetivada no mês passado, e que dará mais impulso a agência no ranking. No ranking do Cenp-Meios, BETC/Havas e Havas Plus ainda aparecem separadas, respectivamente em 13º e 15º lugares.
Na estreia do ranking de agências, o Cenp-Meios comunica ainda que não mais tornará públicos os dados parciais de divisão das verbas publicitárias entre os meios, anteriormente feitas ao final do primeiro, segundo e terceiro trimestres. Serão divulgados apenas os dados consolidados de todo o ano de 2021, previsos para março de 2022. A publicação dos dados referentes a 2020 ocorreu no mês passado, mostrando recuo de 19% no investimento em mídia feito pelas 217 agências monitoradas.
Compartilhe
Veja também
No Natal, O Boticário lança a maior produção de sua história
Criado pela AlmapBBDO e produzido pela MyMama Entertainment, o curta-metragem ressalta os desafios enfrentados pelas famílias no momento de cuidar dos pais
Por dentro da redução dos cargos de diretor de diversidade nas agências
Ad Age explora por que as agências estão demitindo executivos de DE&I, enquanto alguns temem que os cortes só aumentem sob Trump