Assinar

Youpix cria site que mede maturidade em influencer marketing

Buscar

Youpix cria site que mede maturidade em influencer marketing

Buscar
Publicidade
Comunicação

Youpix cria site que mede maturidade em influencer marketing

Empresas respondem questionário na plataforma e recebem feedback sobre seu estágio na disciplina


25 de outubro de 2019 - 12h01

(Crédito: filadendron/ iStock )

Em segmentos muito jovens, não apenas falta informação, literatura e cultura de cases em termos de volume, como fica até difícil para as empresas saber em qual nível estão na disciplina, muitas vezes por falta de referências. É o caso da área de influencer marketing. Por isso, e como um meio de promover os seus produtos e serviços, o Youpix criou uma “calculadora de maturidade de influência” chamada IMM: Influencer Marketing Maturity Score.

A plataforma, disponível gratuitamente na web, traz um questionário com sete perguntas relacionadas as percepções e iniciativas da empresa na relação com influenciadores. A partir das respostas, o sistema então faz a avaliação do estágio que as companhias se encontram neste aspecto. Segundo o próprio Youpix, a ferramentas também é estratégica para indicar quais serviços podem ser oferecidos pela consultoria para colocar a marca em um patamar adequado ao seu objetivo de negócio.

A partir das primeiras interações das empresas na plataforma, o Youpix criou um quadro com os principais insights gerados até o momento. Segundo a consultoria, 170 companhias já utilizaram a “calculadora de maturidade”.

Métricas
Como base para avaliar a performance de uma ação, 47% das empresas usam como métrica apenas dados públicos disponibilizados nos posts dos influenciadores pelas plataformas, além de métricas genéricas de alcance ou engajamento.

Planejamento com KPI´s
Apenas 5% das marcas planeja ações de marketing de influência a partir de métricas e KPI’s que contribuem para os objetivos de negócios da empresa, fazendo muitas vezes um trabalho que fica restrito aos aspectos táticos e pontuais.

Realização de mapeamento
No total, 20% das empresas ainda escolhem influenciadores apenas porque em algum momento eles já entraram em contato com a empresa ou por já terem ouvido falar sobre esses profissionais. Neste caso, não são devidamente avaliados os pontos de sinergia entre as marcas e influencers.

Avaliação & retroalimentação
Quase a metade das empresas (42%) faz apenas avaliações isoladas por cada post dos influenciadores, ao invés de entender aspectos de alcance e engajamento da campanha, de um modo geral. Além disso, apenas 21% das empresas comparam os resultados obtidos no ambiente digital com dados gerados por outras formas de marketing e comunicação on e offline, buscando correlações e gerando modelos estatísticos e preditivos.

Tática & execução
Apenas 26% das empresas atua com influenciadores como parceiros, cocriando campanhas com eles e investindo em relacionamento de longo prazo, com mais significado e perenidade.

Imagem de topo: Photo by Maddi Bazzocco/ Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade

    Americanas abre concorrência para escolher agência de publicidade

    Rede de varejo trabalha com a WMcCann desde 2018 e abriu processo para rever empresa responsável pelas campanhas e ações de comunicação

  • KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados

    KFC presenteia clientes com ossinhos de frango premiados

    A ação criada pela DM9 faz referência aos palitos de sorvete premiados, que marcaram os verões brasileiros