Unilever e WMcCann lideram rankings de maiores anunciantes e agências do Brasil
Especial Agências & Anunciantes adota lista do Cenp-Meios e adiciona faixas de faturamento e total de anunciantes que comprou mídia via cada agência
Unilever e WMcCann lideram rankings de maiores anunciantes e agências do Brasil
BuscarEspecial Agências & Anunciantes adota lista do Cenp-Meios e adiciona faixas de faturamento e total de anunciantes que comprou mídia via cada agência
Alexandre Zaghi Lemos
13 de maio de 2021 - 14h30
O mercado brasileiro de publicidade deu um importante passo no quesito transparência com a divulgação, em abril, pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) do inédito ranking de agências do Cenp-Meios. Pela primeira vez, há uma lista com dados baseados nas autorizações de veiculação em mídia emitidas pelas agências, as chamadas PIs. O avanço será ainda maior quando o ranking incluir os valores totais movimentados por cada agência e vencer obstáculos institucionais, técnicos e burocráticos, como o de algumas agências não autorizarem sua identificação (o que deixa algumas posições em branco) e o de outras, mesmo certificadas pelo Cenp, ainda não estarem integradas ao banco de dados do Cenp-Meios, casos mais emblemáticos de Suno United Creators e Gut – duas jovens agências que estão entre as que mais crescem atualmente.
Mesmo considerando que ainda há avanços possíveis, é inegável o ganho para a indústria de dispor de dados confiáveis para o acompanhamento de sua evolução. Por este motivo, Meio & Mensagem e sua parceira Kantar Ibope Media decidiram adotar no especial Agências & Anunciantes a lista do Cenp-Meios como padrão para o ranking das 50 maiores agências do País. Para balizar análises e interpretações, a Kantar fez um exercício extra, norteado pelos seus estudos de Advertising Intelligence, e atribuiu faixas de faturamento para cada grupo de dez agências. A tabela acrescenta novidades em relação às edições anteriores, como o total de anunciantes que compraram mídia no ano passado via cada agência. Outra inovação é a lista com a composição de faturamento das maiores agências, por setores econômicos de atuação de seus clientes.
O conteúdo completo está disponível para cadastrados no Acervo M&M ou no aplicativo de Meio & Mensagem para aparelhos celulares. Confira aqui no Drops a lista das 10 maiores agências do País:
Além disso, o especial Agências &Anunciantes mantém todos os demais indicadores que tornam a publicação referência para a indústria de comunicação, marketing e mídia. Entre eles, o ranking dos 300 maiores anunciantes do País, liderado em 2020 pela Unilever, que mantém sua metodologia de aplicar descontos médios para que os valores estejam o mais próximo possível da realidade e traz a novidade de apontar quantas agências compraram mídia para cada cliente. A Kantar Ibope Media monitora as veiculações na mídia brasileira e atribui a elas os valores expressos nas tabelas oficiais das empresas de mídia. Depois, compara os totais investidos em cada meio com os reportados pelo Cenp-Meios, considerando as mesmas agências que reportaram seus dados ao Cenp. Daí saem os descontos médios por meio, aplicados nos rankings de anunciantes, setores econômicos e categorias de produtos. Confira, a seguir, os dez primeiros da lista de 300 anunciantes:
O especial Agências & Anunciantes publica ainda uma ampla reportagem que detalha as particularidades das relações entre anunciantes e agências em dez modelos possíveis de atendimento, que convivem no cenário atual: duradouras, recentes, alinhadas, desalinhadas, concentradas, divididas, in house, job a job, eventuais e somente para serviços de criação. Também atualiza informações do Mapa das Agências, consolidado pelo 14º ano consecutivo, agora com novo layout; e do Raio X, com dados adicionais das maiores agências do País, incluindo principais executivos, clientes e o total de funcionários.
O conteúdo completo do especial Agências & Anunciantes está disponível para cadastrados no Acervo M&M ou via aplicativo de Meio & Mensagem para aparelhos celulares.
Compartilhe
Veja também
As estratégias do iFood para gerar conexão emocional com usuários
Ana Gabriela Lopes, CMO da empresa, fala sobre os pontos de maior atenção da marca com foco em conquistar os consumidores do serviço
Paula Puppi: “Transformação evita a destruição de valor”
Chief transformation officer da WPP no Brasil, executiva encara processos de integração nas holdings de agências como resposta a complexidade do mercado e defende modularidade