Isabella Lessa
7 de novembro de 2023 - 23h12
“Buscapé”, spin-off do filme Cidade de Deus criado pela VMLY&R para Vivo e Motorola, foi consagrado com o Grand Effie nesta edição do Effie Awards Brasil. O prêmio máximo do evento foi revelado durante a cerimônia realizada nesta terça-feira, 7, no Vivo Vibra, em São Paulo.
Por esse trabalho, que também conquistou 2 Ouros, e pelo projeto “Professores Pretos”, a Vivo conquistou o título de Marca do Ano. Na mesma categoria, empataram no segundo lugar Pacto Global da ONU no Brasil e B3 (ambas compartilharam o case “TERR4”, criado pela AlmapBBDO). O terceiro lugar ficou com Guaraná Antarctica, que foi premiada com 2 Ouros e 3 Bronzes.
Já a Ambev foi coroada pelo segundo ano consecutivo como Anunciante do Ano, com 13 troféus. O segundo lugar foi ocupado pela Vivo e no terceiro, mais uma vez com empate, Pacto Global da ONU no Brasil e B3.
Com trabalhos para clientes como Diageo, FYS, Perdigão e Habib’s , a AlmapBBDO foi reconhecida pelo evento como Agência do Ano. No total, a empresa ganhou 24 prêmios. Soko e Africa Creative emplacaram segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Confira todos os cases premiados no Effie Awards Brasil 2023:
Grand Effie
“Buscapé”, da VMLY&R para Vivo
Alimentos
Ouro: “Hellmann’s na Hora H da NBA”, da Dark Kitchen Creatives para Hellmann’s e NBA Brasil
Baixo Orçamento
Bronze: “BBB Tweet, da Leo Burnett TM para Fiat Toro, da Fiat
Bebidas Alcóolicas
Ouro: “#TrazAsBudsPraCasa”, da Africa Creative e Wieden + Kennedy para Budweiser, da Ambev
Bebidas Não Alcóolicas
Ouro: “Bota Elas no Jogo”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
Bronze: “FYS: menos açúcar e menos marketing”, da AlmapBBDO para FYS
Bem Estar Social – Marcas
Ouro: “A Linguagem da Acessibilidade”, da Lew’LaraTBWA para Banco do Brasil
Ouro: “Bota Elas no Jogo”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
Prata: “Uncomfortable Food”, da Soko para Stella Artois, da Ambev
Bem Estar Social – Sem Fins Lucrativos
Ouro: “Monumento à Educação”, da Artplan para Unicef
Ouro: “The Cost of Gold”, da DM9 para Urihi – Associação Yanomami
Brand Experience Produtos
Ouro: “A mortadela mais vendida que virou recorde mundial”, da AlmapBBDO para Perdigão, da BRF
Prata: “Áudios Mágicos Coca-Cola”, da Ogilvy para Coca-Cola, da The Coca Cola Company
Prata: “Outback Feat. MasterChef”, da Santa Clara e Jeffrey Group para Outback
Bronze: “Um Lugar Ao Sol”, da Soko para Dove, da Unilever
Brand Experience Serviços
Bronze: “Próxima Estação: Mundo Invertido”, da Wunderman Thompson para Netflix
Branded Content Produtos
Ouro: “Oreo e Castelo Rá-Tim-Bum”, da Leo Burnett TM para Oreo, da Mondelez
Prata: “Os Snacks Surreais de Monster Chef”, da Wunderman Thompson e OpenX para Fanta, da The Coca Cola Company
Bronze: “Vamos Marcar”, da Soko para Stella Artois, da Ambev
Branded Content Serviços
Ouro: “Buscapé”, da VMLY&R para Vivo
Prata: “Lançamento 99 Moto – Dança da Motinha Remake”, da CP+B Brasil para 99Moto, da 99
Business to Business
Ouro: “TERR4: o IPO mais urgente do mundo”, da AlmapBBDO para Pacto Global da ONU e B3
Comércio e Varejo
Ouro: “Olho no Lance: Amazon vende de tudo”, da AlmapBBDO para Amazon
Bronze: “AliExpress: Achadores de Achadinhos”, da FCB Brasil para AliExpress
Cuidados Pessoais, Beleza e Higiene
Bronze: “Heroínas do Game”, da Druid Creative Gaming para O Boticário
David X Golias
Ouro: “FYS: menos açúcar e menos marketing”, da AlmapBBDO para FYS
Prata: “B2B Flash: o fim do Boring2Boring”, da FCB Brasil para Flash Benefícios
Bronze: “ToothAds By Sensodyne”, da Publicis Leon para Sensodyne, da Haleon
Diversidade, equidade e inclusão – Marcas
Ouro: “Pesquisa do Orgulho: o estudo pelo direito da população LGBTQIAPN+ existir”, da Media Monks para Havaianas
Prata: “Doritos Rainbow: Respeita Minha Identidade”, da AlmapBBDO para Doritos, da Pepsico
Prata: “Uncomfortable Food”, da Soko para Stella Artois, da Ambev
Bronze: “Professores Pretos”, da VMLY&R para Vivo
E-Commerce
Prata: “AliExpress: Achadores de Achadinhos”, da FCB Brasil para AliExpress
Bronze: “Sócios do Zé”, da Agência California para Zé Delivery, da Ambev
Eficácia de Longo Prazo
Ouro: “Excelência em Influência”, da Wunderman Thompson para Avon
Prata: “O compromisso de Doritos Rainbow”, da AlmapBBDO para Doritos, da Pepsico
Bronze: “Franquia dos Sonhos, Resultados dos Sonhos”, da WMcCann para L’Oreal, da L’Oreal Paris
Bronze: “Por um futfem realmente Coisa Nossa”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
Eletrônicos e Bens Duráveis
Bronze: “Da Premium TV à Gaming TV”, da Druid Creative Gaming e Essence MediaCom para Samsung
Grande Ideia de Mídia
Ouro: “Olho no Lance: Amazon vende de tudo”, da AlmapBBDO para Amazon
Prata: “Abrigo Amigo: mais que impacto de mídia, impacto social”, da AlmapBBDO para Eletromidia
Prata: “Aceitas Cookie”, da Lew’LaraTBWA para Cookies Piraquê, da M Dias Branco
Bronze: “Muros Patrocinados”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
Inovação em Mídia
Ouro: “Abrigo Amigo: mais que impacto de mídia, impacto social”, da AlmapBBDO para Eletromidia
Ouro: “As chaves do inferno nas suas mãos”, da CP+B para Diablo Immortal, da Blizzard Entertainment
Prata: “WhatsApp: O Gesto da Privacidade”, da AlmapBBDO para WhatsApp, da Meta
Bronze: “OOH solar”, da Le Pub para Heineken
Marketing Jovem
Prata: “Cavalo Branco – O Rei do Rolê”, da AlmapBBDO para White Horse, da Diageo
Prata: “Um novo Itaú”, da Druid Creative Gaming para Itaú
Bronze: “Bota Elas no Jogo”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
Marketing Promocional
Prata: “Hellmann’s na Hora H da NBA”, da Dark Kitchen Creatives para Hellmann’s e NBA Brasil
Bronze: “Com Prezão Tá Safe”, da Talent Marcel para Claro
Marketing Sazonal
Ouro: “Habib’s em: A Copa dos que não foram!”, da AlmapBBDO para Habib’s
Ouro: “The Cost of Gold”, da DM9 para Urihi – Associação Yanomami
Prata: “Vult dá um novo final a uma antiga história de racismo desfilando no maior carnaval do país”, da AlmapBBDO para Vult, de O Boticário
Bronze: “Dia das Mães: quem ama também precisa de amor #SejaRedeDeApoio”, da AlmapBBDO para O Boticário
Meio Ambiente
Ouro: “TERR4: o IPO mais urgente do mundo”, da AlmapBBDO para Pacto Global da ONU e B3
Bronze: “The Cost of Gold”, da DM9 para Urihi – Associação Yanomami
Mídia & Entretenimento
Bronze: “Fala Galvão”, da Galeria para TikTok
Mídia Social Produtos
Ouro: “#TrazAsBudsPraCasa”, da Africa Creative e Wieden + Kennedy para Budweiser, da Ambev
Prata: “Acabe com a Cara de Azia!”, da Publicis Leon, para Eno, da Haleon
Bronze: “Eudora: O poder do efeito Eudora Siàge”, da Suno United Creators para Eudora, do Grupo Boticário
Mídia Social Serviços
Prata: “Flash na Amarelinha”, da FCB Brasil para Flash Benefícios
Novos Produtos ou Serviços (Introdução)
Ouro: “Buscapé”, da VMLY&R para Vivo
Bronze: “Mike’s Ice, Baby”, da AKQA para Mike’s, da Ambev
Parceria de Conteúdo
Prata: “WhatsApp: O Gesto da Privacidade”, da AlmapBBDO para WhatsApp, da Meta
Pivotagem Crítica / Resposta à Crise
Ouro: “TERR4: o IPO mais urgente do mundo”, da AlmapBBDO para Pacto Global da ONU e B3
Produtos Gerais
Bronze: “PPK tem cheiro de PPK”, da MullenLowe para Gino-Canesten Balance, da Bayer
Revitalização de marca
Ouro: “Brahmosidade: O reposicionamento que consagrou a volta da cerveja Nº1 dos brasileiros”, da Africa Creative para Brahma, da Ambev
Prata: “Cavalo Branco – O Rei do Rolê”, da AlmapBBDO para White Horse, da Diageo
Bronze: “O game mudou Itaú”, da Druid Creative Gaming para Itaú
Sem Fins Lucrativos
Prata: “Todo mundo tem 15 de algo pra doar”, da Artplan para 15 por 15, da Ação da Cidadania
Serviços Financeiros
Prata: “B2B Flash: o fim do Boring2Boring”, da FCB Brasil para Flash Benefícios
Serviços Gerais
Bronze: “WhatsApp: O Gesto da Privacidade”, da AlmapBBDO para WhatsApp, da Meta
Snacks e Sobremesas
Ouro: “Oreo e Castelo Rá-Tim-Bum”, da Leo Burnett TM para Oreo, da Mondelez
Prata: “Doritos Rainbow: Respeita Minha Identidade”, da AlmapBBDO para Doritos, da Pepsico
Bronze: “Quando Cheetos passa, eu sigo o cheiro”, da AlmapBBDO para Cheetos, da Pepsico
Solução Inovadora de Marketing
Prata: “Habib’s: Esfihas além da conta”, da AlmapBBDO para Habib’s
Bronze: “A criação do Corre”, da Buena Onda para Olympikus
Viagem e Turismo
Prata: “Valeu pela propaganda!”, da AlmapBBDO para Gol Linhas Aéreas