Assinar

O Endereço da Fada do Dente

Buscar
Publicidade

O Endereço da Fada do Dente


5 de novembro de 2019 - 6h13

Prêmio: Prata
Categoria: Sem Fins Lucrativos
Case: O Endereço da Fada do Dente
Anunciante: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Agência: Young & Rubicam

A distância entre universidade e população é grande, ainda mais quando se trata de pesquisa científica. Esse afastamento contribui para uma indiferença da população e poucas doações por parte das pessoas.

Pode não parecer, mas a simples doação de dentes é fundamental para importantes pesquisas realizadas em universidades como a Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP). Só assim, elas podem desenvolver soluções futuras para a sociedade em áreas chaves para saúde humana, como células-tronco e novos tratamentos para cáries.

Comunicar sobre os baixos estoques de dentes e pedir doação, como a FOUSP já havia feito, não era apelativo o suficiente. Então, decidimos focar no target que mais tem dentes disponíveis pra doar: crianças. Afinal, elas possuem 20 decíduos, mais conhecidos como dente de leite, que começam a cair por volta dos 6 anos de idade.

Porém, pais e crianças não costumam doar os dentes de leite para a universidades por um motivo muito peculiar: a tal da fada do dente. A cultura popular manda colocar o dente que caiu embaixo do travesseiro para a fada buscar em troca de dinheiro. Ou seja, a concorrência da FOUSP não poderia ser mais complicada. Uma fadinha simpática, que “compra” os dentes das crianças e depois não faz nada de importante com eles.

Para resolver esse impasse, a FOUSP usou a própria história da fadinha a seu favor. Como? Com o Endereço da Fada do Dente: onde pais e crianças podem enviar os dentinhos de leite para o endereço da própria FOUSP, ou melhor, para o endereço da Fada do Dente. Um conteúdo lúdico aliado a um serviço para receber diretamente na universidade centenas de novos dentinhos de leite que contribuem com as pesquisas realizadas pela universidade.

Composta por um filme em animação compartilhável, um livro infantil e outras peças, a campanha incentivou as pessoas a entrarem no site www.enderecodafadadodente.com.br/ onde, através de um simples clique, recebem em casa uma carta, já selada, pronta para a doação dos dentes, além de assinarem um termo de autorização obrigatório.

O serviço virou notícia, fazendo diversos veículos de comunicação publicarem matérias sobre o Endereço da Fada do Dente e, além de criar uma cultura de doação de órgãos desde cedo nas crianças, contribuiu imensamente para o aumento das doações de dentes para a FOUSP, que agora está recebendo cerca de 3.500 dentes por mês: 8x o número de doações nos últimos 6 anos.

O projeto Endereço da Fada Do Dente transformou o banco de dentes da FOUSP no maior acervo de dentes para pesquisa do mundo todo.

Agência: Young & Rubicam
Anunciante: FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Responsável pela peça (Agência): Paulo Vita, Head of Strategy
Responsável pela aprovação (Anunciante): José Carlos Pettorossi Imparato, PROFESSOR DOUTOR
Head of Strategy: Paulo Vita, Y&R
Chief Creative Officer: Rafael Pitanguy, Y&R
Creative Director: Rodrigo Almeida, Y&R
Creative Director: Rafael Gil, Y&R
Copywriter: Guilherme Aché, Y&R
Art Director: Raphael “Raphu” Oliveira, Y&R
Client Services: Heloisa Mattos Pereira Guimarães, Y&R
Head of Media: Glaucia Montanha, Y&R
Creative Director: Laura Esteves, Y&R
Head of Production: Nicole Godoy, Y&R

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Omoda | Jaecoo estreia campanha na mídia brasileira

    Omoda | Jaecoo estreia campanha na mídia brasileira

    Nova marca chinesa de automóveis apresenta primeiro modelo ao público em campanha da ID\TBWA

  • VP de marketing da Danone vira general manager em Portugal

    VP de marketing da Danone vira general manager em Portugal

    Marina Fernie já atuou na liderança de outras marcas do segmento, contribuindo com estratégias de inovação e comunicação