BYD quer trazer novas concessionárias, modelos e marcas ao Brasil
Denis Onishi, diretor da empresa, traz dados de como a fabricante chinesa vem crescendo num ritmo acelerado no Brasil e pretende continuar assim
BYD quer trazer novas concessionárias, modelos e marcas ao Brasil
BuscarDenis Onishi, diretor da empresa, traz dados de como a fabricante chinesa vem crescendo num ritmo acelerado no Brasil e pretende continuar assim
Amanda Schnaider
5 de junho de 2024 - 6h19
Durante sua participação no primeiro dia do ProXXIma 2024, o diretor da Build Your Dreams (BYD), Denis Onishi, revelou os planos da fabricante de automóveis chinesa para o Brasil, onde está presente desde 2015 e onde abrirá a primeira fábrica de carros elétricos ainda neste ano.
O complexo fabril ficará localizado em Camaçari, na Bahia, que pertenceu à Ford, entre 2001 e 2021. O investimento inicial da fabricante chinesa é de R$ 3, bilhões, com previsão de geração de 5 mil empregos no local. “Além da fábrica, construímos um complexo num terreno de 80 mil metros quadrados para os funcionários ficarem perto das instalações”, revelou Onishi.
A BYD vem crescendo num ritmo acelerado no Brasil e pretende continuar assim neste e nos próximos anos. Somente em 2023, a fabricante saiu de 260 carros para 23 mil carros vendidos no País. Entretanto, de janeiro a maio deste ano, a companhia já vendeu 25 mil carros, mais do que o ano inteiro de 2023. “Foi com base nesse cenário que a BYD decidiu investir”, completou o diretor.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima que para 2024, os carros elétricos e híbridos devem crescer 61% no Brasil esse ano. Porém, Onishi afirmou que a expectativa é que o crescimento da BYD esteja acima dessa previsão. “A BYD é uma empresa extremamente ousada e meta é um negócio que não funciona muito bem lá, porque a meta é bem alta. Para resumir, espero que a Anfavea esteja errada e que a gente cresça muito mais do que esses 61%”.
Esse crescimento vem de diversas maneiras, tanto em expansão de concessionárias quanto em quantidade de marcas e modelos vendidos no País. Atualmente, a BYD conta com 100 concessionárias no Brasil e planeja até o fim de 2024 ter 250 espalhadas pelo País.
“Temos capilaridade, damos garantia e estamos preocupados, sim, com o mercado de usados daqui para frente”, comenta Onishi após revelar que a BYD oferece 6 anos de garantia para seus carros, 8 anos para suas baterias. O executivo ainda salientou que mantém conversas estratégicas com parceiros para garantir um bom mercado para veículos elétricos e híbridos no País, principalmente, quando se fala do mercado de segunda mão.
Para sustentar esse crescimento ousado, a BYD já trabalha com um planejamento para este ano no que diz respeito a investimento publicitário. Apesar disso, o diretor ressaltou que à medida que a rede de concessionárias e a quantidade de modelos de carros aumentam, é preciso crescer também o investimento publicitário.
“A BYD não só vai aumentar em quantidade de concessionários, não só vai aumentar em quantidade de modelos a serem vendidos, como também temos o plano de trazer outras marcas para o Brasil. É um plano extremamente ambicioso e que certamente o investimento vem para nos acompanhar nessa jornada”, fortaleceu o Onishi. “Não é uma questão de se vem, é uma questão de quando vem”.
Por se tratar de um produto relativamente novo para o mercado brasileiro, atualmente, o marketing da BYD está focado no awareness e construção de marca. Para isso, a companhia tem apostado em uma comunicação de massa, com foco na televisão.
Neste sentido, em maio deste ano, a BYD deu sequência a estratégia iniciada ao final do ano passado – quando fez as primeiras ativações na novela Terra e Paixão – ao aparecer em Renascer, atual novela das 21h da TV Globo. Na ocasião, a companhia escolheu a agência de publicidade fictícia da trama para ficar à frente dos trabalhos da marca na história. Na vida real, a agência da empresa é a We.
“Estamos na TV aberta para falarmos com a grande massa da população. Estamos fazendo um trabalho de construção de marca. Há 6 meses atrás pouquíssimas pessoas aqui tinham ouvido falar na BYD, hoje, está mais difícil achar quem não conheça a BYD”.
Ainda dentro dessa estratégia, a fabricante chinesa fechou uma série de ações publicitárias no Domingão com Huck, na Globo, até o final do ano, e anunciou o patrocínio à UEFA Eurocopa e a Copa América.
A estratégia de marketing da BYD ainda abrange presença nas redes sociais e nos pontos de venda, onde realiza grandes ações, como a feita em parceria com a Eurocopa e a que irá realizar com a Copa América nos próximos dias. “Possivelmente nos próximos dias as concessionárias da BYD estarão decoradas com Copa América”.
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