Fernando Machado deixa cargo global na holding do Burger King
Executivo brasileiro, que era CMO da Restaurant Brands International (dona também das redes Popeys e Tim Hortons), irá liderar o marketing global de empresa de games
Fernando Machado deixa cargo global na holding do Burger King
BuscarFernando Machado deixa cargo global na holding do Burger King
BuscarExecutivo brasileiro, que era CMO da Restaurant Brands International (dona também das redes Popeys e Tim Hortons), irá liderar o marketing global de empresa de games
Meio & Mensagem
1 de abril de 2021 - 20h59
Atualizada em 5/04, às 11h53
O brasileiro Fernando Machado, que se tornou um dos executivos de marketing mais reconhecido no mundo ao liderar as estratégias globais do Burger King, está de saída da empresa. O executivo ocupava o posto de CMO na Restaurant Brands International, que também é dona da rede de fast food Popeyes.
Inicialmente questionado por Meio & Mensagem, Machado declarou, ainda na quinta-feira, 1, que não poderia revelar seu novo destino profissional. Posteriormente, o Advertising Age publicou uma reportagem anunciando que o brasileiro será o novo CMO da Activision Blizzard, uma das maiores empresas de games do mundo, dona da franquia “Call of Duty”.
O CMO entrou no Burger King em 2014 depois de 18 anos trabalhando na Unilever. Ele foi nomeado CMO global do Burger King em 2017 e, no início de 2020, foi promovido a CMO global da Restaurant Brands International (RBI), a holding controladora das marcas de fast food.
Games: o novo desafio de Fernando Machado
“É uma grande oportunidade para mim. Esses sete anos na Restaurant Brands International tem sido incríveis. Sou muito orgulho do impacto da equipe nas marcas, especialmente o Burger King, e pelo trabalho e torno da sustentabilidade, comida de qualidade, diversidade e inclusão. A Restaurant Brand International tem um time de marketing muito forte e estou confiante que eles continuarão fazendo um grande trabalho”, declarou Machado, em nota enviada ao Advertising Age na quinta-feira, 1.
O cargo de CMO global da RBI será ocupado por Paloma Azulay, atual CMO global da rede de fast food Popeys.
Machado supervisionou a criação de cases premiados como “McWhopper”, “Google Home of the Whopper”, “Whopper Detour” e “Moldy Whopper” para o Burger King e trabalhou de forma próxima com o time de marketing do Popeyes no lançamento do sanduíche de frango, em 2019.
No mês passado, o Burger King cometeu um raro deslize de marketing e recebeu críticas por sua campanha para o Dia Internacional da Mulher. A rede de fast food pretendia destacar a importância de ampliar a presença feminina na indústria gastronômica, mas usou como destaque para a ação a frase “Mulheres pertencem à cozinha”.
Fernando Machado, eleito o CMO de 2020 pelo Advertising Age, começou a carreira como estagiário na área de engenharia da Unilever e rapidamente passou para o marketing da gigante de alimentos. Depois de anos trabalhando com a marca Dove, tendo participado do case “Retratos da Real Beleza”, deixou a Unilever e partiu em busca de uma marca que, em suas palavras, estivesse “empoeirada e velha”. Foi aí que ele entrou em contato com Alex Macedo, presidente do Burger King na América do Norte, que conheceu durante seu MBA.
Na RBI, Machado liderou o marketing do Burger King, Popeys e de Tim Hortons. “Desejamos o melhor ao Fer. Uma das maiores coisas que ele fez pela companhia foi atrair e desenvolver grandes talentos de marketing dentro da organização. Hoje, a RBI tem a sorte de ter um time de CMOs locais excepcionais, como Hope Bagozzi, Ellie Doty e Bruno Cardinalli liderando os times de Tim Hortons, Burger King e Popeyes. A organização também tem lideranças de marketing talentosas em todo o mundo e Paloma Azulay será nossa chief brand officer global para assegurar a consistência da marca em todo o mundo.
Com informações do Advertising Age
Compartilhe
Veja também
Non Stop anuncia retorno de vice-presidente comercial
Membro do conselho de administração e fundador da agência, Alex Monteiro reassume cargo que ocupou entre 2016 e 2017
HYPR anuncia três contratações
Giovanna Hoffmann assume como customer insights, Egle Stein Ribaldo como client partner e Danilo Araújo como marketing specialist