Games: o novo desafio de Fernando Machado
Executivo brasileiro assume o cargo de CMO global da Activision Blizzard, proprietária de franquias como "Call of Duty" e "Overwatch"
Executivo brasileiro assume o cargo de CMO global da Activision Blizzard, proprietária de franquias como "Call of Duty" e "Overwatch"
Meio & Mensagem
5 de abril de 2021 - 6h00
Do Advertising Age
Depois de anos dedicado ao marketing de redes de fast-food, Fernando Machado, agora, terá o desafio de ajudar a impulsionar os negócios dos games. O executivo, que anunciou na quinta-feira, 2, sua saída do cargo de CMO global da Restaurant Brands International (rede proprietária do Burger King, Popeyes e Tim Hortons) assumirá a posição de CMO global da Activision Blizzard.
“Fernando Machado vai ingressar na Actvision Blizzard como nosso novo chief marketing officer para continuar a missão de trabalhar nossos times de marketing de toda a companhia”, disse Daniel Alegre, presidente e chief operating officer (COO) da Activision Blizzars, em um comunicado enviado ao Advertising Age. Machado começará na nova empresa no próximo dia 12.
“Fernando é uma potência de marketing com um histórico comprovado de criação de campanhas fortes e inovadoras e traz uma vasta experiência na liderança de equipes de marketing multifacetadas em algumas das mais reconhecidas marcas do mundo. Fernando é conhecido por romper fronteiras criativas, o que resultou em uma série de reconhecimentos, incluindo o de CMO do ano, em 2020, pelo Advertising Age”, complementou o comunicado.
Na quinta-feira, 2, Machado confirmou que estava deixando a companhia controladora do Burger King, onde ocupava o cargo de CMO global desde 2020. Antes, o executivo era líder de marketing do Burger King. Conhecido por ultrapassar limites em campanhas publicitárias, como nos cases “Whopper Detour” e “Moldy Whopper”, Machado está entre os ais destacados executivos de marketing do mundo.
A mudança para a Activision Blizzars marca uma significativa mudança de direção na carreira do brasileiro, que passou anos trabalhando com marcas de alimentos e da indústria de bens de consumo. Antes de ingressar no Burger King, ele trabalhou por 18 anos na Unilever. Mas a sua habilidade por inserir marcas na cultura pop e criar campanhas que gerem buzz parecem ser uma boa opção para a Activision Blizzard, que tenta chamar mais a atenção na competitiva indústria de games. A unidade da Activision inclui títulos como “Call of Duty”, enquanto a Blizzard tem “Overwatch”, além de outra unidade chamada “King”, conhecida pelo popular jogo “Candy Crush”.
A companhia também est[a envolvida na crescente indústria de e-sports. A receita da Activision Blizzard em 2020 subiu para US$ 8,09 bilhões, em comparação com os US$ 6,49 bilhões de 2019, graças, em parte, a um desempenho recorde da franquia “Call of Duty”.
De forma geral, a indústria de games teve sucesso durante a pandemia, com mais pessoas ficando em casa, mas algumas ligas de eSports foram prejudicadas pela ausência dos torneios presenciais. A Activision Blizzard demitiu dezenas de funcionários em março, incluindo 50 pessoas que cuidavam da programação de eSports, de acordo com a Bloomberg, que citou uma informação de um porta-voz da companhia, que declarou que a empresa teve de se adaptar aos impactos que a pandemia trouxe para os eventos ao vivo.
Em 2019, a empresa contratou David Messinger, ex-executivo da Creative Artists Agency, como seu primeiro chief marketing officer global. Fernando Machado irá substituí-lo, mas Messinger ainda deve permanecer por um período de transição.
Pelo trabalho realizado no Burger King e Popeyes, Machado foi considerado um dos profissionais de marketing da indústria, daqueles que abraçam riscos com ideias inovadoras. Isso inclui campanhas que mostravam um sanduíche de Burger King ficando verde de mofo e uma outra, que mostrava um dos restaurantes da rede pegando fogo.
Alguns desses riscos, as vezes, não dão certo, como foi o caso da recente campanha da marca para o Dia Internacional da Mulher, que destacou a mensagem “Mulheres pertencem à cozinha”. A ideia era fazer uma brincadeira com a conhecida frase sexista para promover um programa da rede que incentiva a formação de chefs de cozinha mulheres. De qualquer forma, a ideia foi mal interpretada nas redes sociais e a marca, posteriormente, apagou o anúncio e pediu desculpas.
A indústria, agora, ficará de olho para ver como a agilidade de pensamento que ele demonstrou na área do fast food será traduzido para a de games. Em seu trabalho prévio no Burger King ele chegou, algumas vezes, a se aproximar do tema de games, como em uma campanha lançada nesta semana, que transformou uma quadra de basquete em menu, que permitia que os jogadores ganhassem comida de graça.
Bobby Blizzard, CEO da Activision Blizzard, já tentou injetar criatividade em sua empresa. Em setembro de 2019, ele contratou o chief creative officer (CCO) global da BBH, Pelle Sjoenell, para o cargo de líder criativo global da Activision Blizzard.
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