Igor Puga, CMO do Santander, deixa o banco após sete anos
Durante período de transição de 60 dias, anunciante deve definir novo comando para sua área de marketing
Igor Puga, CMO do Santander, deixa o banco após sete anos
BuscarIgor Puga, CMO do Santander, deixa o banco após sete anos
BuscarDurante período de transição de 60 dias, anunciante deve definir novo comando para sua área de marketing
Alexandre Zaghi Lemos
31 de outubro de 2023 - 20h46
Após sete anos no banco, Igor Puga está de saída do Santander, onde entrou em 2016, como diretor de marketing e marca. Desde 2018, seu cargo mudou para CMO. Em 2019, foi eleito Profissional de Marketing no prêmio Caboré. Ele fica na empresa até 31 de dezembro, colaborando com o período de transição.
Interinamente, o marketing do Santander passa a ser comandado pela superintendente executiva Danielle Sardenberg, homenageada neste ano pelo Women to Watch. Segundo o ranking Agências & Anunciantes, da Kantar Ibope Media e Meio & Mensagem, publicado em maio, o Santander foi o 20º maior comprador de mídia do Brasil em 2022, com investimento de R$ 488 milhões.
Vanessa Lobato, vice-presidente de varejo, que está no Santander há mais de 17 anos, também está de saída da empresa. Igor e Vanessa são integrantes do board de diretores desde a gestão de Sergio Rial, que foi presidente executivo até janeiro de 2022, quando foi substituido na função de CEO por Mario Roberto Opice Leão. Rial se manteve como presidente do conselho de administração do banco até janeiro de 2023, quando renunciou ao posto, após a revelação do caso de inconsistência contábil na Americanas, onde foi CEO por um curto período de dez dias.
No Santander, Igor Puga fez sua estreia como anunciante, fechando o círculo de experiência pelas três pontas da indústria de comunicação. Já havia trabalhado em veículos e agências, sendo a última a DM9DDB, onde foi vice-presidente de integração e inovação até 2016.
Igor Puga é jornalista, pós-graduado em estatística aplicada. Tem passagens pelas agências Publicis, JWT, Africa e DM9. Foi sócio do grupo TBWA no Brasil fundando a agência digital ID\TBWA, onde atuou durante 8 anos — a empresa mantém até hoje a marca original, com as iniciais dos nomes dos fundadores Igor Puga e Domenico Massareto. No mercado de plataformas digitais, Igor trabalhou no iG e no Terra.
Marca criativa
Sob comando de Igor Puga, o marketing do Santander conquistou alguns dos principais prêmios da indústria de comunicação nos últimos anos. O banco ganhou o Grand Effie, principal troféu do Effie Awards Brasil, em duas ocasiões. Em 2018, venceu com o case Black Week Santander, desenvolvido pela Suno United Creators. Em 2021, o banco foi o Anunciante do Ano no Effie Awards Brasil e conquistou o Grand Effie com “A Gente Banca”, criado por Suno United Creators e VMLY&R.
No ano passado, o Santander venceu o Profissionais do Ano, da Globo, em duas categorias: Campanha, com “Desendivida”, integrada por filmes em que três vencedores do Big Brother Brasil — Dhomini Ferreira, Rodrigo Cowboy e Max Porto —falavam sobre os problemas financeiros enfrentados depois de ganharem o reality; e Ações de Conteúdo, com “Reinventando o Merchanzêra”, em que Marcos Mion analisava uma publicidade do banco. Ambas as ações foram criadas pela Suno United Creators.
Em abril de 2023, o Santander transferiu sua conta da Suno para a BETC Havas. Um dos primeiros trabalhos da nova agência para o cliente foi um novo formato publicitário, desenvolvido em parceria com a Globo, com as mensagens aparecendo concomitantemente aos créditos exibidos ao final de programas da TV aberta e dos canais Viva, Multishow e SporTV.
Compartilhe
Veja também
Clear Channel promove VP comercial e expansão de negócios
Wlamir Lino, até então diretor comercial e de marketing, passa a ser responsável por todas as áreas de negócios da companhia
Grupo GSA admite diretor comercial
Marcos Almeida soma mais de 25 anos de experiência em posições de liderança no setor de alimentos e bebidas