Carlos Pitchu deixará a Natura
Executivo está na companhia há dois anos e a presidência de mídia, conteúdo e comunicação que ele comanda será extinta, seguindo projeto de reestruturação da companhia
Executivo está na companhia há dois anos e a presidência de mídia, conteúdo e comunicação que ele comanda será extinta, seguindo projeto de reestruturação da companhia
Roseani Rocha
13 de outubro de 2022 - 19h00
Na Natura & Co desde abril de 2020, quando passou a ocupar uma vice-presidência que até então não existia na companhia, a de Mídia, Conteúdo e Comunicação, Carlos Pitchu deixará a companhia. O movimento acontece após a Natura ter anunciado a chegada de Tatiana Ponce (ex-Grupo Beiersdorf/Nivea) para o cargo de CMO, com foco em Brasil e América Latina, substituindo Andrea Alvares, que deixou a companhia, e segue um movimento de simplificação de estruturas iniciado com a chegada do CEO da Natura & Co, Fábio Barbosa, em junho.
“Foi uma decisão muito conjunta e que estou ajudando a construir. Não serei substituído por ninguém”, afirma Pitchu. O executivo, que antes da Natura foi CEO da agência Tribal Worldwide, ficará na gigante de beleza até dezembro, fazendo a transição para a nova estrutura, “sem perder o que conseguimos conquistar”, acrescenta. Entre as conquistas, estão a entrega de campanhas integradas globais de destaque e a transformação digital da comunicação para consumidores finais e consultoras, acelerada no período de pandemia.
Paralelamente, a imprensa comenta sobre o movimento estratégico em que a Natura deverá integrar mais as operações de Avon e Natura na América Latina, sob gestão da Natura & Co Latam e, ao mesmo tempo, dar mais autonomia às demais marcas – a australiana Aesop e a The Body Shop –, com o objetivo de deixar a companhia como um todo mais leve. A decisão faz sentido com a nova orientação de deixar os negócios mais independentes, funcionando como uma holding. “São medidas necessárias e maduras que precisam acontecer para acelerar os negócios”, avalia Pitchu.
Ele diz que pensará com calma seus próximos passos, nesse período de transição, e não descarta atuar em aconselhamentos para empresas nas áreas de transformação digital, growth e construção de marcas ou mesmo empreender – posição na qual inclusive pode continuar a trabalhar com a Natura, mas não mais preso à companhia por uma função executiva.
Compartilhe
Veja também
MKT House apresenta vice-presidente de criação e planejamento
Daniel Marques conta com 25 anos de experiência e irá trabalhar ao lado da CEO da operação, Claudia Rocha
Appreach nomeia head de growth
Durante sua trajetória profissional de mais de dez anos, Alexia Bertholino atendeu marcas como McDonald's, Banco Inter, Deezer e Globoplay