CNN Brasil extingue a função de CEO
Canal promove, simultaneamente, três executivos para assumir novas áreas
Canal promove, simultaneamente, três executivos para assumir novas áreas
Sergio Damasceno Silva
6 de dezembro de 2022 - 12h03
A CNN Brasil acaba de anunciar a extinção do cargo de CEO. E promove três vice-presidentes para liderar novas áreas. Essa reestruturação se soma a outras iniciativas da empresa nas últimas semanas. Em outubro, João Carlos Camargo foi anunciado como o chairman executivo e também como sócio do canal de notícias. Camargo entrou para assumir o lugar de Rubens Menin, investidor majoritário da empresa, como presidente do conselho administrativo da CNN Brasil. Menin segue como sócio da operação. Em novembro, Renata Afonso, que era CEO do canal, anunciou sua saída da CNN Brasil.
Agora, em dezembro, o canal fechou a redação do Rio de Janeiro e manteve as operações de São Paulo e Brasília. Também promoveu uma série de demissões, estimadas em mais de 125 pessoas, inclusive de estrelas que estavam na casa desde a estreia, em maio de 2020. Entre esses, nomes como os jornalistas Monalisa Perroni, Marcela Rahal, Isabella Faria, Gloria Vanique, Boris Casoy, Sidney Rezende, Fernando Molica. Da gestão, foram demitidoso diretores de jornalismo João Beltrão e Valentina Menezes.
Cortes e movimentações de pessoal da CNN têm sido feitos por meio de comunicados internos, e não mais por releases, os quais eram divulgados pela assessoria de imprensa externa do canal. O comunicado interno desta terça-feira, 6, por exemplo, trata da extinção do cargo de CEO e de promoções internas. Foram promovidos Virgílio Abranches, que era vice-presidente de programação e multiplataforma, a vice-presidente de conteúdo e operações; Jercineide Castro, que era CFO, passa a vice-presidente de gestão e negócios; e Leandro Cipoloni, promovido a vice-presidente de jornalismo. Todos estão no canal desde o início do projeto, em janeiro de 2019 (o canal entraria no ar apenas 14 meses depois).
O comunicado interno apenas detalha as responsabilidades de cada um desses executivos, com a afirmação do presidente do presidente-executivo do conselho, João Camargo: “Acreditamos que existe um espaço para crescer substancialmente, tendo em vista a linha editorial apartidária, pro-business e fazendo um jornalismo baseado em fatos — o que está representado nos valores da CNN. O objetivo é fazer investimentos com mais inteligência daqui para a frente com ênfase em digital e hard news.”
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