Denis Onishi é o novo CMO da Athletic Map
Executivo havia deixado a montadora BYD em janeiro e, agora, torna-se sócio da plataforma de gestão e análise esportiva
Executivo havia deixado a montadora BYD em janeiro e, agora, torna-se sócio da plataforma de gestão e análise esportiva
Roseani Rocha
31 de março de 2025 - 13h43
Executivo começou na startup em fevereiro com a missão de fortalecer sua presença e posicionamento no mercado (Crédito: Divulgação)
Do mundo automotivo para o dos esportes. Essa é a guinada de carreira que Denis Onishi está dando em 2025. Ex-CMO da montadora chinesa BYD, o executivo assumiu em fevereiro o cargo de CMO da startup Athletic Map.
A empresa foi fundada em 2023 por Carlos André de Oliveira, que ocupa o cargo de CEO. Além dele, são sócios Luiz Darbem, Ariel Ribeiro e, agora, também Onishi. Com sua chegada, a empresa – uma plataforma de gestão e análise esportiva baseada em inteligência artificial (IA) e algoritmos para fornecer relatórios e gráficos de performance em tempo real – pretende fortalecer sua presença e posicionamento no mercado.
A Athletic Map define sua missão como “capacitar atletas, treinadores e entidades esportivas a tomarem decisões mais estratégicas, com base em dados precisos”.
O novo CMO explica que o nível de governança, gestão e análise de dados no esporte ainda é muito baixo. “Mesmo o futebol, que movimenta mais dinheiro tem dados, mas voltados para fora (número de jogos, posse de bola etc.). Há poucas pessoas olhando para o atleta em si. E temos um algoritmo capaz até de prever lesão”, argumenta Onishi.
Com isso, a Athletic Map, associando sua tecnologia a dispositivos wearables faz análises detalhadas e cruzamento de dados fisiológicos dos atletas.
A empresa fechou contrato com o Resende Futebol Clube e vê seu trabalho com abrangência que pode incluir escolas de futebol e outras modalidades, como atletismo, basquete, futsal, natação e vôlei.
“O que queremos agora é trabalhar para virar uma plataforma SaaS, porque, no fundo, é um serviço voltado à saúde. É sobre usar a informação como forma de insights e ter um olhar para performance”, acrescenta Onishi.
O executivo havia deixado a BYD em janeiro deste ano, após um ano e três meses como diretor da montadora. Começou a carreira em agências, mas já atendendo clientes do setor automotivo – a primeira foi a JWT, onde tinha como cliente a Ford; depois, EuroRSCG, com Citroën; e Dentsu Latin America, com Toyota.
Em novembro de 2013, migrou para o lado anunciante do balcão, assumindo como marketing manager do BMW Group. Já de 2016 a 2021, trabalhou como media manager Latam da Stellantis. Saiu da montadora para a Paramount, onde permaneceu por quase três anos até seguir para BYD.
Onishi resume sua expectativa e a dos sócios no atual empreendimento como “revolucionar o esporte brasileiro com IA e análise de dados”.
(*) A nota foi atualizada.
Compartilhe
Veja também