Assinar

Denis Onishi é o novo CMO da Athletic Map

Buscar

Denis Onishi é o novo CMO da Athletic Map

Buscar
Publicidade
Gente

Denis Onishi é o novo CMO da Athletic Map

Executivo havia deixado a montadora BYD em janeiro e, agora, torna-se sócio da plataforma de gestão e análise esportiva


31 de março de 2025 - 13h43

Executivo começou na startup em fevereiro com a missão de fortalecer sua presença e posicionamento no mercado (Crédito: Divulgação)

Do mundo automotivo para o dos esportes. Essa é a guinada de carreira que Denis Onishi está dando em 2025. Ex-CMO da montadora chinesa BYD, o executivo assumiu em fevereiro o cargo de CMO da startup Athletic Map.

A empresa foi fundada em 2023 por Carlos André de Oliveira, que ocupa o cargo de CEO. Além dele, são sócios Luiz Darbem, Ariel Ribeiro e, agora, também Onishi. Com sua chegada, a empresa – uma plataforma de gestão e análise esportiva baseada em inteligência artificial (IA) e algoritmos para fornecer relatórios e gráficos de performance em tempo real – pretende fortalecer sua presença e posicionamento no mercado.

A Athletic Map define sua missão como “capacitar atletas, treinadores e entidades esportivas a tomarem decisões mais estratégicas, com base em dados precisos”.

O novo CMO explica que o nível de governança, gestão e análise de dados no esporte ainda é muito baixo. “Mesmo o futebol, que movimenta mais dinheiro tem dados, mas voltados para fora (número de jogos, posse de bola etc.). Há poucas pessoas olhando para o atleta em si. E temos um algoritmo capaz até de prever lesão”, argumenta Onishi.

Com isso, a Athletic Map, associando sua tecnologia a dispositivos wearables faz análises detalhadas e cruzamento de dados fisiológicos dos atletas.

A empresa fechou contrato com o Resende Futebol Clube e vê seu trabalho com abrangência que pode incluir escolas de futebol e outras modalidades, como atletismo, basquete, futsal, natação e vôlei.

“O que queremos agora é trabalhar para virar uma plataforma SaaS, porque, no fundo, é um serviço voltado à saúde. É sobre usar a informação como forma de insights e ter um olhar para performance”, acrescenta Onishi.

O executivo havia deixado a BYD em janeiro deste ano, após um ano e três meses como diretor da montadora. Começou a carreira em agências, mas já atendendo clientes do setor automotivo – a primeira foi a JWT, onde tinha como cliente a Ford; depois, EuroRSCG, com Citroën; e Dentsu Latin America, com Toyota.

Em novembro de 2013, migrou para o lado anunciante do balcão, assumindo como marketing manager do BMW Group. Já de 2016 a 2021, trabalhou como media manager Latam da Stellantis. Saiu da montadora para a Paramount, onde permaneceu por quase três anos até seguir para BYD.

Onishi resume sua expectativa e a dos sócios no atual empreendimento como “revolucionar o esporte brasileiro com IA e análise de dados”.

(*) A nota foi atualizada.

Compartilhe

Veja também

  • André Scaciota sai do Itaú

    André Scaciota sai do Itaú

    No banco desde 2019, executivo respondia como superintendente de marketing & mídia desde 2023

  • Ajinomoto nomeia primeira liderança feminina no Brasil

    Ajinomoto nomeia primeira liderança feminina no Brasil

    Naoko Yamamoto chega ao cargo de presidente da companhia no Brasil, conduzindo estratégias de crescimento da companhia