Erick Bretas, ex-Globo, assume o cargo de CEO da S/A O Estado de S.Paulo
Empresa jornalística reestrutura operações em novo grupo, que será liderado por Bretas; Francisco Mesquita Neto irá presidir o Conselho de Administração
Erick Bretas, ex-Globo, assume o cargo de CEO da S/A O Estado de S.Paulo
BuscarErick Bretas, ex-Globo, assume o cargo de CEO da S/A O Estado de S.Paulo
BuscarEmpresa jornalística reestrutura operações em novo grupo, que será liderado por Bretas; Francisco Mesquita Neto irá presidir o Conselho de Administração
Bárbara Sacchitiello
25 de junho de 2024 - 12h58
Quatro meses depois de ter deixado a Globo, onde era responsável pelo Globoplay e pela divisão de produtos digitais, Erick Bretas já tem um novo destino profissional.
O executivo foi escolhido foi escolhido para liderar a S/A O Estado de S.Paulo, nova estrutura de gestão do antigo Grupo Estado, que reúne o Estadão e a Rádio Eldorado.
A mudança acontece na esteira de captação de recursos e emissões de debêntures realizadas pelo veículo no início deste ano. Segundo a S/A O Estado de S.Paulo, todos os investimentos seriam destinados a acelerar o processo de transformação digital do veículo.
Com a chegada de Bretas como CEO, Francisco de Mesquita Neto, que até então liderava o grupo, deixa o posto de diretor-presidente e passa a presidir o novo Conselho de Administração do Estado de S.Paulo.
Junto a Mesquita, no Conselho, estão Roberto Crissiuma Mesquita, Manoel Lemos, Marcelo Pereira Malta de Araújo, Marco Bologna e Tito Enrique da Silva Neto.
Em comunicado, Mesquista Neto diz que a chegada de Erik Bretas é um passo importante na continuidade do projeto de transformação digital e que os objetivos da S/A O Estado de S.Paulo serão sempre traçados e alinhados em comum acordo entre o Conselho de Administração e o CEO.
“Nada será alterado na linha editorial do O Estadão e a defesa da Democracia, da liberdade de expressão e da liberdade econômica serão sempre premissas irrevogáveis”, afirma Mesquita Neto.
Com quase 30 anos de experiência no setor de mídia, Bretas é considerado o criador do Globoplay. Foi o profissional que começou, na década de 2010, a preparar o modelo de streaming da emissora, que foi lançado em 2015.
Ao longo de 27 anos de trabalho na Globo, atuou sobretudo na área de criação de produtos digitais. Por um tempo, Bretas morou no Vale do Silício, onde tinha a missão de ajudar a captar e aplicar tecnologias que pudessem acelerar a transformação digital da Globo.
Em abril deste ano, a Globo anunciou sua saída afirmando que a decisão de encerrar o ciclo partiu do próprio executivo, em uma reavaliação de carreira que fez ainda em 2019.
Agora, no Estadão, Bretas chega com a missão de conferir ao centenário veículo maior participação e atuação no cenário digital. No comunicado, o executivo elogia o veículo, classificando-o como o maior jornal do País, e comenta sobre sua empreitada.
“É uma honra suceder a Francisco Mesquita Neto e assumir a liderança de uma instituição tão importante para os brasileiros. Vou buscar ampliar e aprofundar o processo de transformação digital que a empresa vive desde o fim da década passada. Também procurarei expandir as receitas da companhia por meio de novos negócios e, sobretudo, assegurar a integridade jornalística do Estadão, preservando seus valores, sua marca e seu propósito”, declarou.
Compartilhe
Veja também
Clear Channel promove VP comercial e expansão de negócios
Wlamir Lino, até então diretor comercial e de marketing, passa a ser responsável por todas as áreas de negócios da companhia
Grupo GSA admite diretor comercial
Marcos Almeida soma mais de 25 anos de experiência em posições de liderança no setor de alimentos e bebidas