Gustavo Furtado assumirá em abril o cargo de CEO do Grupo SBF
Executivo, que estava à frente da Centauro, substituirá Pedro Zemel, que deixará a companhia para novos projetos pessoais e profissionais
Gustavo Furtado assumirá em abril o cargo de CEO do Grupo SBF
BuscarGustavo Furtado assumirá em abril o cargo de CEO do Grupo SBF
BuscarExecutivo, que estava à frente da Centauro, substituirá Pedro Zemel, que deixará a companhia para novos projetos pessoais e profissionais
Roseani Rocha
11 de fevereiro de 2025 - 15h35
Gustavo Furtado está no grupo desde 2013 (Crédito: Alexandre Genga/Divulgação)
O Grupo SBF anunciou nesta terça-feira, 11, um processo de sucessão no comando da operação. Pedro Zemel, que esteve na companhia há 12 anos (os últimos nove deles no comando) deixará a empresa em abril. No entanto, foi convidado pelo fundador Sebastião Bomfim Filho a participar do Conselho de Administração, do qual Filho ainda é presidente.
Numa transição prevista para se encerrar em 24 de abril, Gustavo Furtado assumirá o cargo de CEO. Até então, ele era general manager da Centauro, uma das maiores varejistas de artigos esportivos da América Latina e, segundo a empresa, já vinha sendo preparado para ocupar a cadeira de presidente.
Furtado trabalha no grupo desde 2013 e liderou o avanço digital do SBF, a estruturação multicanal do negócio e o conceito de “lojas G5”, focadas na experiência e jornada esportiva dos consumidores. Também atuou na integração da Fisia (representante da Nike no País) e participou da implantação da estratégia de “ecossistema”, como general manager da SBF Ventures, responsável pelos processos de criação e M&A de outras cinco unidades de negócio – NWB, FitDance, OneFan, X3M e Studio 78.
Na Centauro, que comandava desde janeiro de 2023, o executivo fez a companhia atingir lucro bruto de R$ 450,6 milhões no terceiro trimestre do ano passado e margem bruta de 50,4% – ele, aliás, seguirá na função de general manager da marca, interinamente, até que outro executivo/a seja apontado ao cargo.
O executivo é formado em engenharia elétrica pela Poli-USP, com MBA na Kellogg School of Management de Northwestern University, nos Estados Unidos.
Segundo o anúncio das mudanças, Zemel irá se dedicar “a outros projetos pessoais e profissionais”. Em sua trajetória na empresa ocupou as posições de diretor-executivo de desenvolvimento de negócios e vice-presidente de vendas e marketing na Centauro, antes de assumir como CEO do grupo.
Foi Zemel que, em 2016, substituiu o fundador nas funções executivas. Além disso, liderou o processo de abertura de capital na bolsa, em 2019 e a formação da Fisia, que integrou as operações da Nike no Brasil em 2021.
Compartilhe
Veja também
VP de marketing da Danone vira general manager em Portugal
Marina Fernie já atuou na liderança de outras marcas do segmento, contribuindo com estratégias de inovação e comunicação
Woosh aponta líder de operações no Brasil
José Ricardo Souza, o Cadu, acumula 25 anos de experiência, e chega à empresa para impulsionar crescimento sustentável