Meio & Mensagem
5 de fevereiro de 2024 - 11h04
Erick Brêtas foi um dos criadores do Globoplay e, desde 2022, respondia por toda a área de produtos digitais e canais pagos do grupo (Crédito: Fabio Rocha)
Atualizada às 11h09
Após quase 27 anos de trabalho na Globo, Erick Brêtas está deixando a casa. O grupo comunicou a saída do diretor na manhã desta segunda-feira, 5.
Em seu lugar, como diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos, assume Manuel Belmar, que nos últimos anos desempenhou a função de diretor de finanças, jurídico e infraestrutura da companhia.
Brêtas foi um dos criadores do Globoplay, plataforma de streaming do grupo que se tornou o alvo das principais estratégias e investimentos da casa nos últimos anos. O executivo ingressou na companhia em 1997 e fez parte da equipe que estruturou a criação da plataforma, em 2015.
De acordo com a Globo, a decisão de deixar a casa partiu de Brêtas e partiu de um combinado feito ainda em 2019. Na época, o executivo estava no Vale do Silício, nos Estados Unidos, cuidando do processo de aceleração digital da Globo. Naquele ano, ele aceitou retornar ao Brasil para assumir o comando direto do Globoplay, plataforma que havia criado, anos antes, e que se tornaria, naquele momento, o centro dos investimentos futuros da casa.
“Há alguns meses, Erick Brêtas me procurou para compartilhar suas reflexões a respeito do seu momento de carreira e me lembrar que neste primeiro trimestre de 2024 o Globoplay estaria atingindo os objetivos combinados entre a empresa e ele em 2019, quando reassumiu o comando da plataforma. Seu dever estava cumprido e, após 26 anos de dedicação à Globo, ele desejava seguir por novos rumos profissionais, com a segurança de que a estratégia digital da empresa está consolidada e seguirá seu caminho de sucesso”, diz Paulo Marinho, diretor presidente da Globo, em comunicado.
Manuel Belmar é o novo diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo (Crédito: Divulgação)
O novo diretor de produtos digitais e canais pagos, Manuel Belmar, está no Grupo Globo desde 2003 e foi um dos líderes do processo de integração das empresas do grupo no movimento “Uma só Globo”.
Sob sua gestão, a partir de agora, estarão, além do Globoplay, o portfólio de sites e canais digitais, como G1, ge, Gshow, globo.com e Cartola, além de todos os canais pagos do universo Globo e a Globo Filmes.
Sobre Belmar, Paulo Marinho escreveu que o executivo dará continuidade à gestão da área, com foco em resultados cada vez mais relevantes. “Belmar seguirá os compromissos de buscar cada vez mais o crescimento dos produtos digitais da Globo, gerir o portifólio da área de Produtos Digitais e Canais Pagos, garantindo o equilíbrio entre os modelos de negócio, e explorar diferentes segmentos, de acordo com a evolução de hábitos do consumidor, mantendo o foco em resultados cada vez mais relevantes e que atendam às necessidades do público brasileiro, hoje e no futuro”, disse, no comunicado.
Em seu perfil no X, Brêtas comentou sobre a saída da Globo, dizendo que cumpriu seus objetivos e que tomou a decisão de seguir para um novo ciclo pessoal e profissional. Veja: