Quem é (e quanto receberá) o novo CEO da Unilever
O holandês Hein Schumacher substituirá Alan Jope, que, em setembro, anunciou sua intenção de se aposentar
Quem é (e quanto receberá) o novo CEO da Unilever
BuscarQuem é (e quanto receberá) o novo CEO da Unilever
BuscarO holandês Hein Schumacher substituirá Alan Jope, que, em setembro, anunciou sua intenção de se aposentar
Roseani Rocha
30 de janeiro de 2023 - 13h45
A partir de 1º de julho, a Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, terá um novo chief executive officer (CEO) global. O holandês Hein Schumacher passará a ocupar o lugar do escocês Alan Jope, que, em setembro, anunciou sua intenção de se aposentar.
As informações sobre a mudança estão sendo divulgadas nesta segunda-feira, 30, pela Unilever e incluem até o salário do novo executivo: 1,85 milhão de euros anualmente (o que segundo a empresa está em linha com a média das empresas de mesmo perfil), sendo ele também elegível para bônus anual e prêmios do Performance Share Plan e outros benefícios, de acordo com a política de remuneração da companhia.
Atualmente, Hein é CEO da Royal FrieslandCampina, empresa global de produtos lácteos e nutrição, na qual entrou em 2014, como chief finantial officer (CFO), e desde outubro de 2022 havia se tornado um diretor não-executivo da Unilever. Antes da Royal FrieslandCampina, o executivo havia atuado por dez anos na H. J. Heinz, nos EUA, Europa e Ásia (passou os quatro últimos anos na empresa tocando o negócio na China).
Em sua empresa atual – que fatura 11 bilhões de euros e tem presença em 40 países – ele foi responsável, destaca a Unilever, por promover mudanças significativas em portfólio e organização, como parte de um processo de transformar o negócio em um modelo mais focado, guiado por crescimento e sustentável.
“Estamos encantados em dar as boas-vindas a Hein como novo executivo-chefe, após um longo processo global de procura. Ele é um líder dinâmico, motivado por valores, com um histórico diverso de experiências e excelente em entregas na indústria global de bens de consumo. Tem capacidades estratégias excepcionais, comprovada efetividade operacional e forte experiência em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento. O board espera que Hein realize todo o potencial da Unilever como um negócio vencedor, que entrega crescimento de longo prazo e valor a todos os seus públicos”, destacou Nils Andersen, chairman da Unilever, que também agradeceu a atuação de Alan Jope.
“Estou feliz em ter sido apontado para liderar a Unilever. É um negócio com uma presença global impressionante, um portfólio de marcas forte, um time talentoso e uma reputação invejável em sustentabilidade. Durante o tempo que servi ao board, só me convenci mais sobre a força dos fundamentos da Unilever e seu claro potencial de crescimento. Serei muito focado em trabalhar com o time da Unilever para entregar melhorias em desempenho do negócio, uma vez que servimos bilhões de pessoas em todo o mundo que usam seus produtos diariamente”, disse, também em nota, o futuro CEO.
Compartilhe
Veja também