Notícias
Quais tecnologias estão em alta no marketing digital?
Para Ellen Pilia, head of enterprise marketing na Adobe para o Brasil, a personalização da jornada do consumidor em escala tem ganhado protagonismo nas estratégias das marcas
Quais tecnologias estão em alta no marketing digital?
BuscarQuais tecnologias estão em alta no marketing digital?
BuscarPara Ellen Pilia, head of enterprise marketing na Adobe para o Brasil, a personalização da jornada do consumidor em escala tem ganhado protagonismo nas estratégias das marcas
Victória Navarro
25 de março de 2021 - 10h28
Segundo Ellen Pilia, head of enterprise marketing na Adobe para o Brasil, as tecnologias que permitem a personalização da jornada do consumidor em escala são as que mais estão em alta no marketing digital. “A maioria das empresas encontra diversos pontos de fricção ao tentar escalar suas estratégias digitais na hora de otimizar a experiência dos seus clientes. Um dos principais protagonistas na personalização em escala é a criação de um perfil único do cliente em tempo real”, diz, com exclusividade ao ProXXIma. A profissional aborda a importância de uma base digital robusta no momento da marca pensar em estratégias que levam em consideração a experiência do usuário, explica como orquestrar campanhas em diversos canais digitais e fala sobre o papel das martechs no mercado de comunicação.
Tecnologias em alta no marketing digital
As tecnologias que permitem a personalização da jornada do consumidor em escala são prioridade neste momento. A maioria das empresas encontra diversos pontos de fricção ao tentar escalar suas estratégias digitais na hora de otimizar a experiência dos seus clientes. Um dos principais protagonistas na personalização em escala é a criação de um perfil único do cliente em tempo real. Por meio de uma Real Time Customer Data Platform (Real Time-CDP), os profissionais de marketing podem integrar todos os dados relevantes em perfis que são atualizados em tempo real e utilizam insights baseados em inteligência artificial para oferecer as experiências certas em todos os canais. Outro ponto que não pode ser esquecido nesse processo de personalização é o uso de tecnologias que garantem a privacidade e a proteção dos dados pessoais dos clientes, respeitando a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Um dos principais protagonistas na personalização em escala é a criação de um perfil único do cliente em tempo real
A importância da base digital na experiência do usuário
Quando falamos de experiência do usuário, as empresas não podem focar somente no primeiro contato com o cliente ou só em um canal – essa experiência inovadora tem de ser uma constante em todos os pontos de contato com o consumidor. Ter boas soluções capazes de processar um grande volume de dados rapidamente, que permitam às empresas terem o entendimento completo e real do perfil do cliente, é de extrema importância para criar experiências digitais relevantes. São tecnologias que fazem o marketing entender como chegar ao cliente certo, no tempo certo e no canal certo.
Como orquestrar campanhas em diversos canais digitais
A maioria dos profissionais de marketing consegue se comunicar com seus clientes por meio de vários canais. Mas não adianta apenas interagir pontualmente – o mais importante é garantir uma experiência unificada e coesa. Por isso, é essencial utilizar soluções adequadas para conectar todos os canais, identificando assim os dados mais relevantes e usando os insights corretos para melhorar o engajamento com os clientes. Mais do que orquestrar campanhas, os profissionais de marketing precisam estar atentos à jornada do cliente, utilizando inteligência artificial e análise de dados para compreender e prever o comportamento, bem como as preferências individuais dos consumidores. Assim, as empresas podem identificar a próxima melhor oferta para seus clientes em qualquer canal.
A maneira de interagir com os clientes mudou, assim como os inúmeros canais que eles usam para engajar com as marcas
O papel das martechs no mercado de comunicação
Assim como as fintechs surgiram revolucionando o mercado, a união do marketing e da tecnologia passou a ser muito importante no processo de transformação digital das empresas. A maneira de interagir com os clientes mudou, assim como os inúmeros canais que eles usam para engajar com as marcas. Para promover experiências digitais cada vez mais personalizadas para seus clientes e medir a performance de sua estratégia, bem como o aprimoramento de processos internos, o marketing precisou se tornar data-driven, buscando soluções criativas por meio de dados e análises preditivas para obter insights que realmente importam. Os profissionais de marketing assumiram um papel de protagonista nas decisões estratégicas, podendo ser o diferencial competitivo das empresas para alcançar melhores resultados.
*Crédito da foto no topo: Soumil Kumar/Pexels
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores