Assinar

Erh Ray deixa a BorghiErh/Lowe

Buscar
Publicidade
Comunicação

Erh Ray deixa a BorghiErh/Lowe

José Henrique Borghi segue como CEO da agência, que mantém sua marca atual


30 de julho de 2012 - 12h02

Depois de 10 anos, Erh Ray, co-presidente e diretor de criação da BorghiErh/Lowe, anuncia sua saída da empresa. Comunicado oficial diz que ele "vai repensar sua vida profissional”. “Respeitamos sua decisão de buscar uma nova visão e um novo rumo do quer para seu futuro”, declara Michael Wall, CEO da Lowe & Partners.

José Henrique Borghi segue como CEO da agência, com Valdir Barbosa como vice-presidente executivo e diretor geral, Fernando Nobre como vice-presidente de criação, e Ricardo Hoffmann como vice-presidente responsável pelo escritório de Brasília. A princípio, a BorghiErh/Lowe segue com o mesmo nome. Alguns dos principais clientes da casa são Caixa Econômica Federal, Ministério da Saúde, Unilever, Johnson & Johnson, Boehringer Ingelheim, Bic e UOL.

A BorghiErh foi criada em 2002 como hotshop independente, mas ganhou escala após a fusão com a rede Lowe, do grupo Interpublic, em 2006. A agência conquistou espaço em clientes importantes como Unilever e fechou 2011 como quinta maior agência brasileira, com R$ 746 milhões em compra de mídia, de acordo com o ranking Agências e Anunciantes. O escritório brasileiro é um dos cinco mais importantes em receita para a rede Lowe.

Graduado em propaganda pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Erh Ray iniciou sua carreira como estagiário na Standard Ogilvy & Mather. Depois disso, foi contratado como diretor de arte pela gaúcha Vangarde. Ainda no sul, teve passagens pelas agências Centro de Propaganda, Bureau, Paim Lautert & Macedo e Upper. Em 1994, foi contratado na DM9DDB, onde conheceu e começou a fazer dupla com o redator José Henrique Borghi.

Juntos eles criaram campanhas como “Mamíferos”, para Parmalat, e o filme “Carlinhos”, de combate ao preconceito aos portadores da Síndrome de Down. A dupla se desfez entre 1999 e 2002, quando Borghi seguiu para a NewcommBates e, depois, para a Leo Burnett, onde foi copresidente e diretor de criação. Enquanto isso, Ray passou uma temporada na DDB de Nova York antes de retornar para a DM9DDB, como vice-presidente de criação. Durante o Festival de Cannes de 2002, eles decidiram que seria hora de juntar forças em um negócio próprio.

Inaugurada em dezembro de 2002, a BorghiErh passou a ser assediada alguns anos depois por Steve Gatfield, que havia sido diretor financeiro da rede Leo Burnett e do Grupo Interpublic e estava assumindo a presidência da Lowe Worldwide. No meio das conversações, um fato inusitado acabou dando mais força à negociação. Em 2005, na concorrência realizada pela AmBev pela conta brasileira da Stella Artois, a BorghiErh venceu a Lowe, que cuida da comunicação global da marca. Em dezembro de 2006, depois de mais de dois anos de tratativas, foi concretizada a fusão, tendo os sócios brasileiros como minoritários, mas responsáveis por 100% da gestão.

O sucesso da agência comandada pelos copresidentes Erh Ray e José Henrique Borghi demonstra superação do choque inicial de culturas, já que a Lowe mantinha uma grande estrutura para atender contas multinacionais, enquanto a BorghiErh era uma agência média, enxuta e com carteira de clientes predominantemente brasileiros. Atualmente, ambos têm 46 anos de idade.

Leia também:
Fora da BorghiErh/Lowe, Erh Ray pensa em nova agência

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Embaixadores do fantasy game destacam as vantagens da assinatura em campanha que fala sobre habilidades futebolísticas

  • As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    Publicação dos Estados Unidos divulga a lista anual das operações cujos trabalhos criativos e desempenho se sobressaíram na indústria