Real Beleza de Dove celebra 10 anos
Conceito inspirou diversas campanhas criadas pela rede Ogilvy&Mather em todo o mundo
Conceito inspirou diversas campanhas criadas pela rede Ogilvy&Mather em todo o mundo
Meio & Mensagem
23 de janeiro de 2014 - 9h37
*Com informações do Creativity
Já se passaram 10 anos desde Dove, da Unilever, lançou seu conceito "Campanha pela Real Beleza". Durante esse período as campanhas criadas pelas várias agências da marca mundo afora, ganharam uma infinidade de prêmios em publicidade. Dove também aumento as vendas, de U$ 2,5 bilhões quando foi lançada, para U$ 4 bilhões atualmente. Mas em se tratando de percepções, será que o apelo de Dove fez mudanças na forma como as mulheres se aceitam?
A marca da Unilever acredita que sim. De acordo com pesquisa da psicóloga de Harvard, Nancy Etcoff, que examinou as campanhas, as mulheres passaram a definir a beleza em uma ampla gama de qualidades que vão além dos olhares, incluindo, por exemplo, a autoconfiança. Entre outras questões, a psicóloga também concluiu que agora as mulheres baseiam suas ideias sobre beleza muito mais usando as referências em mídias sociais do que os meios tradicionais. A pesquisa foi financiada pela Unilever.
Veja alguns dos destaques históricos do conceito real beleza:
Real Beauty – Anúncio precursor da campanha no Reino Unido, em 2003. Chama a atenção para o corpo das mulheres.
Dove Evolution – A Ogilvy&Mather de Toronto criou este vídeo de quase dois minutos que que ganhou GP no Festival Internacional de Criatividade de Cannes em 2007.
Onslaught – A Ogilvy de Toronto também foi responsável por " Onslaught ". O anúncio atraiu menos prémios e mais críticas,, incluindo um meme – de mídia social de longa duração acusando Unilever de hipocrisia para também fazer anúncios Axe mostrando mulheres – modelo esqueléticas.
Pro Age – Filme lançado em 2008 que usou modelos femininos mais velhos para fazer o lançamento do produto ant- idade. Entretanto, um fotógrafo afirmou à imprensa americana, que fez retoques nas modelos.
Real Beauty Sketches – A campanha criada pela Ogilvy Brasil foi lançada no ano passado e conquistou milhões de visualizações no YouTube em poucos dias. Entre outros prêmios, ganhou um GP de Titanium no Festival Internacional de Criatividade de Cannes em 2013.
Compartilhe
Veja também
No Dia da Consciência Negra, CBF exalta a ancestralidade de Vinicius Jr
Entidade de futebol aproveita a partida entre Brasil e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, para revelar e celebrar a ascendência camaronesa do jogador
Governo veta publicidade de apostas a crianças e adolescentes
Bets que não cumprirem a determinação da Secretaria Nacional do Consumidor estarão sujeitas a multas no valor de R$ 50 mil por dia