Publicis Groupe anuncia compra da Sapient
Mega transação de US$ 3,7 bilhões amplia participação da holding francesa no digital
Mega transação de US$ 3,7 bilhões amplia participação da holding francesa no digital
Felipe Turlao
3 de novembro de 2014 - 7h52
Em uma das maiores transações da história da publicidade, o Publicis Groupe anuncia a aquisição da Sapient, dona da agência SapientNitro e de outros dois negócios na área de consultoria, por US$ 3,7 bilhões. O acordo já foi aprovado pelos boards de Publicis e Sapient e representa um pagamento de US$ 25 por ação.
O acordo depende de aprovação dos acionistas, que receberam recomendação unânime dos dois boards para aceitarem a aquisição. Comandado pelo CEO Maurice Lévy, o Publicis Groupe avalia a compra como “transformadora” de seu negócio e com potencial para fazer a holding se tornar líder da era digital. A previsão do Publicis é que, até 2018, 50% de suas receitas passem a vir de ações digitais.
Pelo acordo, será criada uma plataforma chamada Publicis.Sapient, focada exclusivamente na transformação digital e nas dinâmicas do marketing, tecnologia, consultoria e comércio omni-channel. À ela estarão ligadas as agências SapientNitro, Sapient Global Markets, Sapient Government Services (as três empresas da Sapient), DigitasLBi, Razorfish e Rosetta (as três digitais do Publicis Groupe).
A Publicis.Sapient será liderada por Alan J. Herrick, que era CEO da Sapient. Ele se torna ainda membro do board administrativo global do Publicis, o Directoire+, e o co-fundador Jerry Greenberg, fará parte do board de supervisão da holding francesa.
O Publicis e a Sapient esperam concluir a transação até o primeiro trimestre de 2015. O acordo está sujeito a algumas condições, incluindo a aprovação pela maioria dos acionistas da Sapient, e questões regulatórias e antitruste, especialmente em países como Estados Unidos e Alemanha. A observação é válida, ainda mais se considerado o fato de que o Publicis tentou, sem sucesso, promover uma fusão com o rival Omnicom ao longo do ano passado e deste ano.
O Publicis é o terceiro maior grupo da publicidade mundial, com receitas de US$ 9,2 bilhões em 2013, segundo o Data Center do Advertising Age. Já a Sapient era a 12ª maior empresa do mercado de agências, com receitas de US$ 851 milhões. O acordo permitirá ao Publicis romper a barreira dos US$ 10 bilhões em receitas, mas ele ficará ainda longe dos dois maiores grupos do mundo, o WPP, com US$ 17 bilhões, e o Omnicom, com US$ 14,6 bi.
Situação no Brasil
Embora seja cedo para se pensar como será o processo de integração da Sapient ao Publicis Groupe no Brasil, já se pode adiantar que a situação da operação brasileira da SapientNitro (único dos três negócios globais da Sapient a estar presente no Brasil) é melhor do que quando a empresa norte-americana entrou no Brasil – após a compra de 81% das ações da iThink, em 2013.
A conquista de três contas – a divisão mobile de Sony, a área de mídias sociais de Vivo e o laboratório Abbott – ajudou a SapientNitro a crescer 50% no mercado nacional nesse período. Outros clientes que já estavam na casa são Johnson&Johnson, Mondelez, Google, Bacardi e Mizuno. A agência tem como principais líderes no Brasil o diretor-geral Raffael Mastrocola e o CCO para a América Latina Marcelo Tripoli (na foto, Tripoli e Mastrocola, com o diretor global de delivery Bob van Beber, ao centro). O escritório brasileiro tem previsão de chegar a até 100 funcionários ao final deste ano.
O Publicis Groupe no Brasil é dono de redes como a S&S, à qual está ligada a F/Nazca S&S, Leo Burnett Tailor Made, que anunciou uma nova liderança há algumas semanas, e Publicis Worldwide Brasil, que passou a ter Paulo Giovanni como chairman.
Além disso, o Publicis possui operações locais da Razorfish e DigitasLBi, que têm Alfredo Reikdal como gerente-geral. Globalmente, o Publicis Groupe optou por unificar os negócios da Sapient com DigitasLBi, Razorfish e Rosetta, e a tendência é que o mesmo ocorra no Brasil.
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