Conar recomenda alteração à Diletto
Órgão recomenda que marca deixe explícita que história sobre a origem do sorvete é inverídica
Órgão recomenda que marca deixe explícita que história sobre a origem do sorvete é inverídica
Meio & Mensagem
11 de dezembro de 2014 - 5h31
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária recomendou nesta quinta-feira, 11, por maioria dos votos que seja feita alteração na comunicação da marca Sorvetes Diletto. O órgão recomenda que fique explicito na campanha do anunciante que a história sobre a origem do sorvete não é verídica, de forma que seja compreendida pelo consumidor.
O assunto entrou em pauta depois que a marca assumiu que é mentira a história contada, de que a inspiração para criar os produtos veio de Vittorio Scabin, sorveteiro da região do Vêneto, que fabricava picolés com frutas frescas e que teve de buscar abrigo em São Paulo por causa da Segunda Guerra Mundial. O retrato de Vittorio e a foto do carro que usava para vender sorvetes na Itália aparecem na comunicação da Diletto e sua “história” é contada no site da marca.
Outro caso semelhante que esteve em votação na mesma sessão, foi a do anunciante Do Bem, marca de sucos. O órgão recomendou o arquivamento da representação, por considerar satisfatoriamente esclarecidos os questionamentos feitos.
A comunicação do sucos Do Bem diz que as laranjas que usa são colhidas fresquinhas na fazenda do senhor Francisco, no interior de São Paulo, um "esconderijo secreto que nem o Capitão Nascimento poderia descobrir”. Entretanto, as frutas usadas vêm, na realidade, de diversos produtores e entre as fornecedoras da marca está a Brasil Citrus, que faz o processamento dos sucos, e também trabalha para várias marcas próprias de supermercados.
Segundo o Conselho, essa é primeira vez que julgou casos envolvendo a técnica de storytelling na comunicação de marcas. Em ambos os casos, cabe recurso da decisão.
Compartilhe
Veja também
Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online
Escola de idiomas apresenta ˜Efeito WOW˜, conceito criado pela agência Purpple
Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades
Maturatta Friboi quer fazer do churrasco a comida típica de Natal, enquanto Itaú traz celebridades para comemorar mais um ano