Ideal H+K Strategies lança posicionamento
Fusão entre Agência Ideal e Hill + Knowlton, do Grupo WPP, dirigida por Michael Coates (foto), adota estratégia focada em conteúdo
Fusão entre Agência Ideal e Hill + Knowlton, do Grupo WPP, dirigida por Michael Coates (foto), adota estratégia focada em conteúdo
Isabella Lessa
15 de março de 2016 - 8h00
Em 2015, a agência Ideal iniciou um processo de fusão com a Hill + Knowlton Strategies, a sétima maior rede global de relações públicas do mundo, pertencente ao grupo WPP, que no ano passado assumiu o controle acionário da empresa brasileira.
Com a conclusão da união, no começo deste ano, a agência fundada em 2007 pelos jornalistas Eduardo Vieira e Ricardo Cesar, agora sócios minoritários, passa a operar com a marca Ideal H+K Strategies e com um novo posicionamento, mais focado em conteúdo editorial e direcionado não apenas à imprensa, mas também a influenciadores do universo digital, como youtubers, blogueiros e personalidades com forte presença nas redes sociais. O objetivo da abordagem é estabelecer diálogos mais eficientes com a audiência e os stakeholders dos clientes.
“Estamos nos posicionando como uma empresa que vai além do PR tradicional, pois essa é uma área que está mudando. Com a internet e as redes sociais, conseguimos navegar muito mais nos universos da publicidade e das relações públicas. Nesse contexto, o conteúdo é uma parte importante da nossa estratégia”, afirma Cesar. “Nosso objetivo é entregar conteúdo engajador — vídeos, infográficos e textos bem escritos por jornalistas — para nossos clientes e divulgá-lo em canais digitais e tradicionais”.
Apesar das mudanças, a agência continuará a trabalhar com releases no formato convencional. “Estamos no meio de uma transição, os dois caminhos são importantes, mas o uso de conteúdo como base de nossa estratégia será a nossa grande aposta para o mercado brasileiro”, explica o executivo.
Segundo Michael Coates, presidente e CEO da H+K Americas, o posicionamento da nova marca é uma extensão do que a H+K tem realizado ao redor do mundo. “O novo PR gira em torno da criação de conteúdo com qualidade editorial. Com a assessoria de imprensa tradicional, atingimos resultados muito bons em determinados períodos, mas, ao construir nossa própria ‘newsroom’, expandimos nosso alcance e podemos começar a competir com o mundo publicitário de uma forma que antes não era possível”. Parte importante do atual pensamento é a inteligência de dados para atingir resultados mais assertivos. “Em vez de criar conteúdo baseado em suposições, decidimos investir em uma estratégia online 24 horas e, então, usamos essas ferramentas de business intelligence para disseminar as mensagens, o que pode ser feito por meio de canais dos nossos clientes, earned channels ou compra de mídia e campanhas”, completa Vieira.
Com expectativas de crescimento de 15% a 20% neste ano, a Ideal H+K Strategies passa a ser liderada pelos vice-presidentes da agência Ideal, Bruno D’Angelo e Edson Porto. Eduardo Vieira e Ricardo Cesar ficam responsáveis pelo Grupo Ideal, holding que também controla a incorporação pela Ogilvy PR de outra agência fundada por eles e também vendida ao WPP no ano passado, a ConceptPR.
Esta matéria está publicada na edição 1701 do Meio & Mensagem, de 14 de março, disponível excluisavemente para assinantes nas versões impressa e para tablets Android e iOS.
Compartilhe
Veja também
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca