Assinar

WPP prestes a encerrar operação da 9ine

Buscar

WPP prestes a encerrar operação da 9ine

Buscar
Publicidade
Comunicação

WPP prestes a encerrar operação da 9ine

Fundada em 2010, agência do ex-jogador Ronaldo Nazário não conseguiu sustentar o projeto de atuação no setor do marketing esportivo


11 de julho de 2016 - 10h47

Ronaldo-Nazario

Afastamento do fenômeno do dia a dia da agência, em 2013, acabou afastando a 9ine do propósito de atuação na esfera do marketing esportivo (Crédito: Arthur Nobre)

A primeira empreitada do ex-jogador Ronaldo Nazário como empresário de marketing esportivo não deve ter um final feliz. A 9ine, lançada em setembro de 2010, deve ter suas atividades encerradas em breve pelo grupo WPP, um dos sócios do projeto, ao lado do próprio Fenômeno e do empresário Marcos Buaiz.

Criada com o objetivo de gerenciar a imagem e os contratos de patrocínios de atletas e marcas no âmbito do marketing esportivo, a agência chegou a ter em seu portfólio nomes como Neymar, Anderson Silva e outros esportistas. A saída de Ronaldo do dia-a-dia da operação, em janeiro de 2013 (o ex-jogador passou uma temporada em Londres) alterou a dinâmica do negócio.

Sob o comando de Buaiz, a 9ine voltou sua atuação para o gerenciamento de carreiras de artistas, passando a atender personalidades como Claudia Leitte, Paolla Oliveira e Alexandre Nero. Sem a presença de Ronaldo – cujo nome era um trunfo valioso para a captação de clientes – e sem negócios expressivos do segmento esportivo, a operação da 9ine enfraqueceu.

Até que, no mês passado, Marcos Buaiz deixou a agência para inaugurar uma nova empresa, a ACT10N, especializada na relação de marcas com celebridades e influenciadores. Todas as personalidades atendidas pela 9ine passaram para a carteira da ACT10N, incluindo o jogador Neymar e os atores globais.

Com a saída de Buaiz, o WPP chegou até a cogitar a recolocação de Ronaldo no comando da operação, mas acabou desistindo da ideia por conta do frágil momento econômico do País. Oficialmente, o Grupo Ogilvy, parceiro da agência, diz que a 9ine “passa por um processo de reestruturação” e que só dará uma posição oficial quando os próximos passos da agência forem definidos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Focada em esporte, Jogo. oficializa chegada ao mercado

    Focada em esporte, Jogo. oficializa chegada ao mercado

    Agência especializada em esportes já atendeu marcas como Corona, Budweiser e Zé Delivery

  • Mercado Livre ocupará 2,5 mil telas de OOH na Black Friday

    Mercado Livre ocupará 2,5 mil telas de OOH na Black Friday

    Campanha, que será veiculada em cinco capitais do País, oferecerá cupons de descontos ao longo de uma hora; marca também promoverá inserções na TV