Como anda a intolerância nas redes sociais?
Pesquisa da Nova/SB aponta que a falta de aceitação de opiniões políticas é a mais recorrente entre os internautas
Pesquisa da Nova/SB aponta que a falta de aceitação de opiniões políticas é a mais recorrente entre os internautas
Meio & Mensagem
9 de agosto de 2016 - 11h06
(Crédito: Reprodução)
No Brasil, a intolerância de maior audiência na internet é a política. A conclusão é de uma pesquisa da Nova/SB realizada entre abril e junho deste ano que mapeou os dez tipos mais recorrentes de intolerância nas redes sociais no País.
Conduzido por meio da Comunica Que Muda, plataforma digital da agência, o estudo analisou 393.284 menções feitas por internautas no Facebook, Twitter e Instagram, além de comentários em páginas de blogs e sites. Depois das 220 mil menções intransigentes sobre política, a segunda intolerância mais comum na internet é a misoginia, com 50 mil comentários, seguida por preconceitos relacionados a deficiência, aparência e raça.
Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, pela ordem, concentram o maior número de postagens preconceituosas. Em termos relativos, na proporção com o número de habitantes, o Distrito Federal encabeça a lista. “Cabelo ruim”, “gordo”, “vagabundo”, “retardado mental”, “boiola”, “malcomida”, “golpista”, “velho” e “nega” estão entre as expressões que predominam nas nuvens de palavras encontradas nos posts que evidenciam diversos tipos de intransigência em relação ao outro, seja em relação a aparência, à classe social, à opção sexual ou política.
Compartilhe
Veja também
Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão
Embaixadores do fantasy game destacam as vantagens da assinatura em campanha que fala sobre habilidades futebolísticas
As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age
Publicação dos Estados Unidos divulga a lista anual das operações cujos trabalhos criativos e desempenho se sobressaíram na indústria