Alcir Gomes Leite assume LDC
Ketzer e Chalfon deixam agência do Grupo ABC que atende Santander e Nextel
Ketzer e Chalfon deixam agência do Grupo ABC que atende Santander e Nextel
Alexandre Zaghi Lemos
22 de dezembro de 2016 - 10h39
A LDC, agência do Grupo ABC que até o ano passado se chamava Loducca e que atende contas como as de Santander e Nextel, começará 2017 sob nova administração. Alcir Gomes Leite deixa a copresidência da DM9DDB, conforme Meio & Mensagem noticiou em novembro, para assumir o comando da LDC. Paralelamente, saem da agência o CEO Guga Ketzer e o vice-presidente de mídia, Daniel Chalfon, que também é presidente do Grupo de Mídia de São Paulo. Ketzer e Chalfon foram sócios da agência, mas, desde a saída do fundador Celso Loducca, no ano passado, não se entenderam com os líderes do ABC, o CEO Guga Valente e o chairman Nizan Guanaes. A LDC tem um terceiro ex-sócio, o vice-presidente de planejamento Ken Fujioka, cujo futuro na holding ainda não está definido.
Nova administração ou fusão?
Desde janeiro de 2013, Alcir dividia a presidência da DM9DDB com Paulo César Queiroz, que agora segue como único CEO. Alcir, que estava na DM9 há 21 anos, chega à LDC em um momento de grandes mudanças, sendo a principal delas a venda do Grupo ABC para o Omnicom, no final do ano passado. A primeira consequência em termos de consolidação de agências ocorreu em março, com a incorporação da Pereira & O’Dell Brasil pela LCD. Nos últimos meses, foi muito comentada no mercado a possibilidade de incorporação da LDC pela DM9DDB, mas há contas conflitantes, como a do Santanter na LDC com a do Itaú na DM9. O Grupo ABC deve confirmar as mudanças na LDC e apresentar seus planos para o futuro da agência no início de janeiro.
Perdas e incertezas
Entre as principais agências do Grupo ABC, a LDC foi justamente a que passou por maiores mudanças desde o ano passado. Em agosto de 2015 foi anunciada a saída do fundador Celso Loducca. Como ele é o dono da marca, a agência começou 2016 com o nome LDC. Mas em fevereiro perdeu outra liderança importante: depois de 11 anos de casa, o vice-presidente de operações André Paes de Barros deixou a agência para assumir a presidência da Ampfy. Em março, ocorreu a incorporação da Pereira & O’Dell Brasil, com algumas contas e profissionais migrando para a LDC, como o caso de Márcio Callage, que, até então, comandava a POD Brasil sob supervisão de Alcir Gomes Leite. Entretanto, em novembro, a Vulcabrás Azaleia, maior conta da POD herdada pela LDC, mudou-se para a J. Walter Thompson.
Futura Loducca
Em agosto, em entrevista ao Meio & Mensagem, Celso Loducca confirmou a intenção de voltar ao mercado, podendo, inclusive, lançar uma nova Loducca – já que a marca lhe pertence. “Eu vendi a agência em julho do ano passado, fiquei até dezembro e achei que em março eu estaria de volta ao mercado. Existiam algumas contas, alguns investidores e alguns grupos que gostariam que eu abrisse uma agência – ou me ligasse à alguma já existente. Não há nenhum impedimento legal para mim. No acordo que assinei no ano passado, o nome do meu avô saiu comigo e eu posso abrir uma nova Loducca. O que eu teria de impedimento é não pegar contas nem funcionários da LDC até o final de 2016”, disse, na ocasião.
Alcir, 21 anos de DM9
Alcir Gomes Leite começou na DM9DDB em 1995, como diretor-geral de atendimento, e foi promovido a vice-presidente executivo em 2000. Em janeiro de 2013, após saída de Sergio Valente (hoje na Rede Globo), assumiu a copresidência ao lado de Paulo César Queiroz. A partir de 2012, Alcir foi o responsável pela expansão da marca DM9, que abriu operações no Rio de Janeiro (DM9Rio) e em Porto Alegre (DM9Sul). No ano passado, o escritório carioca foi absorvido pela Africa e o do Sul fundido com a POD Brasil, agência que, por sua vez, foi incorporada pela LDC neste ano. Nesses 21 anos de casa, Alcir participou de momentos importantes da DM9DDB, como a conquista de três troféus de Agency of the Year no Festival de Cannes (1998, 1999 e 2009), além do de Cyber Agency of the Year (2005).
Compartilhe
Veja também
“Mais que Mais Barato”: Extra quer resgatar conexão com clientes
Com campanha desenvolvida pela Africa Creative, supermercado anuncia reposicionamento de marca com foco no Rio de Janeiro
FirstCom e People2Biz entram para o mercado de influência
A partir da criação do grupo Human to Human (H2H), a Luis Claudio e Paulo Leal entram para o mercado de business influencer marketing