Acusada de racismo em anúncio, Dove pede desculpas
Marca mostrou uma modelo negra se transformando em uma mulher branca para anunciar sua linha de sabonete líquido
Acusada de racismo em anúncio, Dove pede desculpas
BuscarAcusada de racismo em anúncio, Dove pede desculpas
BuscarMarca mostrou uma modelo negra se transformando em uma mulher branca para anunciar sua linha de sabonete líquido
Meio & Mensagem
9 de outubro de 2017 - 11h04
Em um post publicado em seu perfil oficial no Facebook nos Estados Unidos, a Dove pediu desculpas por um anúncio postado nas mídias sociais na última sexta-feira, 6, que gerou comentários negativos e muita polêmica ao longo do fim de semana. A retratação da marca, realizada no sábado, 7, não foi muito bem recebida pelas pessoas, que continuam criticando o tom da peça e questionando como a empresa da Unilever pode ter aprovado um anúncio com esse tom.
A peça, que divulgada o sabonete corporal de Dove, mostrava uma mulher negra tirando sua camiseta e revelando, por baixo, uma outra mulher, branca. Não demorou para que os primeiros sinais de estranhamento em relação à peça começassem a surgir. A situação ganhou mais peso quando influenciadores de maquiagem e beleza começaram a questionar a campanha, até que a marca decidisse fazer um pedido público de desculpas, no sábado.
Não está claro qual agência foi responsável pela criação da peça. Embora a Ogilvy & Mather será responsável por muitos dos anúncios publicitários da marca, a Unilever tem trabalhado com diversas outras agências para a construção de conteúdo para o digital, inclusive com uma house, a U Studios. Em comunicado publicado no Facebook e no Twitter, a Dove disse que o anúncio postado recentemente não representava a missão da marca em retratar a diversidade racial e pediu profundas desculpas pela ofensa causada.Outro comunicado, enviado pela empresa de relações públicas da Dove, a Edelman, declara: “Como parte da campanha de Dove Body Wash, um vídeo de 3 segundos foi postado no perfil do Facebook da marca nos Estados Unidos. Isso não representa a diversidade da real beleza pela qual Dove é apaixonada e que é essencial para nossas crenças e não deveria ter sido produzido. Removemos o posto e não publicaremos nenhum outro conteúdo relacionado. Sinceramente e profundamente, pedimos desculpas pela ofensa que a peça causou e não toleramos nenhuma atividade ou imagem que insulte nossa audiência”.
Shonda Rhimes descreve parceria com Dove
Com informações do Advertising Age
Compartilhe
Veja também
Conar defende autorregulação da publicidade de apostas
Após proibição de mensagens a crianças e adolescentes, entidade reforça que já estabeleceu regras para a criação de um ambiente ético no setor
No Natal, O Boticário lança a maior produção de sua história
Criado pela AlmapBBDO e produzido pela MyMama Entertainment, o curta-metragem ressalta os desafios enfrentados pelas famílias no momento de cuidar dos pais