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Comunicação

Teto transforma moradores de favelas em influenciadores

ONG trabalha conceito de celebridades do Instagram para denunciar situação de comunidades carentes em centros urbanos


23 de março de 2018 - 15h32

Há menos de um mês de seu principal evento de arrecadação, o Teto lançou uma campanha em que moradores de favelas onde a ONG atua entram na seara dos influenciadores digitais. Temas como look do dia, dieta low carb e projeto verão são abordados por moradores com o objetivo de conscientizar pessoas sobre a desigualdade e o déficit habitacional brasileiro.

A sátira, criada pela agência Grupo Image, conta com cinco perfis de Instagram, todos chamando o público para a Coleta, evento anual onde cerca de seis mil voluntários vão às ruas de diversos centros urbanos do País — entre eles, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte , para arrecadar fundos que financiam projetos de moradia e infraestrutura em mais de quarenta comunidades brasileiras.

https://www.instagram.com/p/Bgln9icjox4/?taken-by=rose_vidareal

“Nunca tinha tido uma conta no Instagram. Estou maravilhada de poder passar a realidade para outras pessoas, estou ali representando a favela. Meu objetivo é impactar o máximo de pessoas possíveis para que elas percebam a essência da mensagem”, afirma Rosane Soares dos Santos, moradora da Vila Moraes e estudante de direito. Na rede, Rosane aparece como protagonista da dieta lowcarb referência à uma alimentação com poucos carboidratos.

A ONG também divulgou um vídeo oficial da campanha. O músico Criolo cedeu a canção Doum para a peça.

Além da motivação financeira, que ano passado chegou a R$ 400 mil, a Coleta também tem o objetivo de angariar voluntários para a causa do Teto.

“Não é uma causa que comove o público. A indústria cultural não fala tanto da pobreza, e as pessoas relacionam quem mora na favela com a violência, nosso objetivo é quebrar esse preconceito”, afirma Luana Scalla, diretora de comunicação do Teto.

Para que a comunicação do projeto seja disseminada, a organização conta com espaços de mídia oferecidos por veículos. Este ano, as empresas de mobiliário urbano Elemídia, Ótima, Eletromídia e JCDecaux cederam espaços para a organização. No digital, UOL e Vice e, na TV, Turner também apoiaram o projeto.

O público que o Teto pretende alcançar com essa campanha é o de jovens universitários. “Hoje vemos um cenário de tantas curtidas sem significado, que participar disso foi arrebatador. A campanha tem uma tônica de denúncia, mas sem desmerecer o conteúdo que as celebridades criam. É apenas uma questão de prioridade”, afirma Bruno Rayvaz, diretor de criação do Grupo Image.

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