Dança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças
Levantamento de Meio & Mensagem lista trocas de agências, concorrências, alinhamentos, licitações, entradas de marcas e voltas à mídia
Dança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças
BuscarDança das contas: 2018 teve cerca de 280 mudanças
BuscarLevantamento de Meio & Mensagem lista trocas de agências, concorrências, alinhamentos, licitações, entradas de marcas e voltas à mídia
Alexandre Zaghi Lemos
11 de janeiro de 2019 - 16h35
Publicado pelo oitavo ano consecutivo, o balanço da dança das contas monitorou cerca de 280 ocorrências em 2018, considerando trocas de agências, concorrências, alinhamentos internacionais, licitações públicas, entradas de novas marcas no mercado anunciante e volta à mídia de clientes que estavam ausentes.
O total se mantém próximo do recorde da série histórica, iniciada em 2011. Em 2017, foram mais de 300 movimentos monitorados. Nos três anos anteriores, a quantidade de mudanças ficou abaixo de 200: foram 180 em 2016, 190 em 2015 e 150 em 2014.
É considerado o ano do anúncio da conquista ou da publicação da informação pela imprensa e não o de início oficial do atendimento da nova conta. Portanto, não estão incluídos clientes já citados no levantamento anterior, mesmo que o relacionamento tenha efetivamente se iniciado em 2018, como, por exemplo, o caso de Renault com DPZ&T. Por outro lado, pode ter ocorrido a inclusão no ranking atual de alguma conquista do final de 2017, desde que não tenha sido computada no levantamento anterior. Mudanças e resultados de concorrências anunciados nestas primeiras semanas de 2019 não foram considerados.
As informações da tabela abaixo foram prestadas pelas agências e complementadas com pesquisas no arquivo de Meio & Mensagem. Em alguns casos, as agências anteriores podem ter deixado de atender os anunciantes citados antes de 2018. O levantamento não faz distinção sobre a natureza do rompimento, se motivado por uma das partes, comum acordo ou concorrência.
Não estão listados as manutenções de contas e renovações de contratos – como ocorreu no ano passado, por exemplo, com AlmapBBDO (Volkswagen) e Artplan (Niely). Das cerca de 280 contas que mudaram de agência no ano passado, cerca de 10% já haviam trocado de parceira em 2017. Essas estão assinaladas com asterisco no quadro abaixo.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público