Assinar

Mercado volta a encarar negócios com otimismo

Buscar

Mercado volta a encarar negócios com otimismo

Buscar
Publicidade
Comunicação

Mercado volta a encarar negócios com otimismo

Levantamento trimestral da Fenapro aponta que 70,6% das agências apostam na retomada de investimentos no setor em 2019


29 de janeiro de 2019 - 15h22

Cresce o otimismo das agências em relação ao ano passado, de acordo com a pesquisa Pro, conduzida pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) junto a 174 agências de todo o País.

Segundo o levantamento realizado ao longo das três primeiras semanas de janeiro, 70,6% dos respondentes esperam que 2019 seja um ano positivo para os negócios. O nível de otimismo é superior ao do mesmo período de 2018, quando 68,2% dos participantes tinham expectativas favoráveis para os negócios. Ao longo do ano passado, o índice de otimismo caiu sucessivamente e chegou a 36%. Uma parcela das agências ouvidas (18,1%) espera um ano igual ao anterior, enquanto uma outra parte (11,3%) vislumbra um cenário pior.

O estudo Marketing Compass, realizado com dirigentes de marketing de empresas anunciantes, já constatava uma alta de 79% de confiança em relação aos investimentos em comunicação e marketing, com 36% dos respondentes prevendo mais investimento em 2019. Essa retomada, porém, mostra-se cautelosa: somente 36,9% dos líderes de agências esperam um trimestre melhor e 36,5% preveem um começo de ano similar ao anterior.

Entre as regiões do País, a Nordeste mostra-se mais otimista, com 82,3% esperando um ano melhor e zero esperando um ano pior. O Rio Grande do Norte é o estado mais otimista com 100%, seguido por Santa Catarina com 90%.
Balanço 2018

Mais da metade dos respondentes (62,5%) declararam que 2018 foi um ano melhor (41,8%) ou igual (20,7%). Em relação aos setores da economia com mais potencial, a área de Serviços manteve-se no topo, seguida por Comércio e Setor Público. Segundo Glaucio Binder, presidente da Fenapro, a propaganda reflete a motivação de outros setores da economia. “Se há um otimismo nos demais setores, ele é rapidamente observado no nosso setor. O índice recorde de otimismo nos enchem de esperança por um ano melhor”, afirma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online

    Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online

    Escola de idiomas apresenta ˜Efeito WOW˜, conceito criado pela agência Purpple

  • Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades

    Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades

    Maturatta Friboi quer fazer do churrasco a comida típica de Natal, enquanto Itaú traz celebridades para comemorar mais um ano