Mercado volta a encarar negócios com otimismo
Levantamento trimestral da Fenapro aponta que 70,6% das agências apostam na retomada de investimentos no setor em 2019
Mercado volta a encarar negócios com otimismo
BuscarMercado volta a encarar negócios com otimismo
BuscarLevantamento trimestral da Fenapro aponta que 70,6% das agências apostam na retomada de investimentos no setor em 2019
Cresce o otimismo das agências em relação ao ano passado, de acordo com a pesquisa Pro, conduzida pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) junto a 174 agências de todo o País.
Segundo o levantamento realizado ao longo das três primeiras semanas de janeiro, 70,6% dos respondentes esperam que 2019 seja um ano positivo para os negócios. O nível de otimismo é superior ao do mesmo período de 2018, quando 68,2% dos participantes tinham expectativas favoráveis para os negócios. Ao longo do ano passado, o índice de otimismo caiu sucessivamente e chegou a 36%. Uma parcela das agências ouvidas (18,1%) espera um ano igual ao anterior, enquanto uma outra parte (11,3%) vislumbra um cenário pior.
O estudo Marketing Compass, realizado com dirigentes de marketing de empresas anunciantes, já constatava uma alta de 79% de confiança em relação aos investimentos em comunicação e marketing, com 36% dos respondentes prevendo mais investimento em 2019. Essa retomada, porém, mostra-se cautelosa: somente 36,9% dos líderes de agências esperam um trimestre melhor e 36,5% preveem um começo de ano similar ao anterior.
Entre as regiões do País, a Nordeste mostra-se mais otimista, com 82,3% esperando um ano melhor e zero esperando um ano pior. O Rio Grande do Norte é o estado mais otimista com 100%, seguido por Santa Catarina com 90%.
Balanço 2018
Mais da metade dos respondentes (62,5%) declararam que 2018 foi um ano melhor (41,8%) ou igual (20,7%). Em relação aos setores da economia com mais potencial, a área de Serviços manteve-se no topo, seguida por Comércio e Setor Público. Segundo Glaucio Binder, presidente da Fenapro, a propaganda reflete a motivação de outros setores da economia. “Se há um otimismo nos demais setores, ele é rapidamente observado no nosso setor. O índice recorde de otimismo nos enchem de esperança por um ano melhor”, afirma.
Compartilhe
Veja também
Agências de live criam parceria para TikTok Shop no Brasil
Plataforma de vendas ainda não tem uma data confirmada para desembarcar no País, mas mercado prepara estrutura
Com Eriberto Leão, “sósia” de Joel, Jeep promove The Last of Us
Eriberto Leão foi o escolhido para protagonizar a campanha da Jeep para promover a segunda temporada da produção original da HBO