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Comunicação

A questão da idade na ação de Skol com Pabllo Vittar

Cantora declara ter 24 anos, o que impediria associação com bebida alcoólica; marca garante ter respeitado todas as regras do Conar


5 de fevereiro de 2019 - 17h01

No clipe da canção “Seu Crime”, cantora aparece segurando uma lata de cerveja Skol Puro Malte (Crédito: Reprodução)

Atualizada às 19h23

Nessa segunda-feira, 4, o lançamento do clipe “Seu Crime”, da cantora Pabllo Vittar, movimentou a internet e chegou a figurar entre os termos mais comentados no Twitter. O vídeo musical conta com duas ações de branded content: da marca de preservativos Olla, que no ano anterior também fez uma parceria com Pabllo, e da cerveja Skol.

Logo no início do clipe, a cantora aparece segurando uma lata da Skol Puro Malte, o mais novo produto do portfólio da marca. A ação com a cantora, aliás, brinca com o conceito de “não-lançamento”, que permeou a comunicação da bebida. Nos comerciais de TV e em anúncios das redes sociais, a Skol, em uma ação criada pela F/Nazca, exaltava todas as vantagens da criação de uma cerveja puro malte, ressaltando, no entanto, que o produto não seria criado.

A ideia de “fake news” foi levada ao clipe de Pablo Vittar – nome frequentemente associado a diversas notícias falsas que circularam pelas redes sociais. A própria divulgação da Skol no clipe brinca com esse conceito. Na chamada do Twitter, a marca de bebida postou a mensagem: “Agora a Pabllo Vittar foi longe demais! Tomando cerveja que NÃO existe!”.  Veja o clipe:

Pelas declarações que a cantora faz a respeito de sua idade, no entanto, a associação com a Skol não poderia acontecer, de acordo com as regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Em um documento publicado em 2008, no qual detalha as diretrizes que os anunciantes de bebidas alcoólicas devem seguir para expor seu produto de forma ética, o Conar estabelece que nenhuma ação comercial de bebida alcoólica pode ser feita com alguém menor de 25 anos. “Crianças e adolescentes não figurarão, de qualquer forma, em anúncios; qualquer pessoa que neles apareça deverá ser e parecer maior de 25 anos de idade”, diz o regulamento que compõe o Anexo A do Conar, relacionado às diretrizes para anúncios de bebidas alcoólicas.

As informações disponíveis a respeito da cantora apontam sua data de nascimento como 1 de novembro de 1994. No ano passado, na data, a cantora participou do programa Encontro com Fátima Bernardes, ,na Globo, celebrando 24 anos quando recebeu, de surpresa, a visita de sua irmã gêmea, Phamella.

Em resposta ao assunto, a Skol garante não haver nenhuma irregularidade na ação e na associação com a cantora. “Skol esclarece que todos os contratos da marca com artistas e influenciadores para suas ações respeitam as normas para campanhas de publicidade de bebidas alcoólicas do CONAR, incluindo a idade mínima de 25 anos”, diz a marca de bebidas, em comunicado.

A reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa da cantora e aguarda um posicionamento a respeito do assunto.

Barreira da idade

A regra do limite de idade estabelecida peloo Conar para anuncio de bebidas alcoolicas já afetou a Ambev. Em 2015, o Conselho de Ética da entidade abriu um processo para avaliar uma foto postada pela atriz Bruna Marquezine durante o carnaval. Ao visitar o camarote da Antarctica, no Rio de Janeiro, Bruna postou uma foto em que aparecia o logo da marca de cerveja no camarote, acompanhada de um agradecimento à marca. Na época, a atriz tinha 19 anos.

Antes mesmo de o caso ser avaliado pelo Conar, a própria Antarctica havia solicitado à atriz que apagasse a imagem de seu Instagram, algo que Bruna acatou imediatamente. Ainda assim, o Conar julgou o caso quatro meses depois e manteve a sustação da publicação da imagem.

Por conta da mesma regra, a cerveja Proibida esperou Neymar Jr. completar 25 anos para lançar uma campanha estrelada pelo craque. Em abril de 2017, a marca estreou a primeira parceria de Neymar Jr. com uma marca de bebida alcoolica (dois meses após o aniversário de 25 anos do jogador).

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