Por que a área de Atendimento das agências pode mudar de nome
Proposta pela Grupo de Atendimento & Negócios, redefinição da área é adotada pela FCB e tende a ser replicada em outras agências
Por que a área de Atendimento das agências pode mudar de nome
BuscarPor que a área de Atendimento das agências pode mudar de nome
BuscarProposta pela Grupo de Atendimento & Negócios, redefinição da área é adotada pela FCB e tende a ser replicada em outras agências
Bárbara Sacchitiello
8 de fevereiro de 2019 - 18h25
Elo entre os anseios dos anunciantes e os trabalhos das agências de publicidade, a área de atendimento está em fase de discussão de sua identidade. Em novembro do ano passado, o então Grupo de Atendimento, entidade que reúne os profissionais da disciplina, anunciou que passaria a adotar a nomenclatura Grupo de Atendimento & Negócios. A ideia, segundo a diretoria, era refletir a transformação pela qual a área do atendimento vem passando, algo que obriga seus profissionais a exercerem outras habilidades e atuarem de forma mais estratégica junto aos clientes. Na ocasião, o grupo encomendou uma pesquisa à PV Studio para compreender os anseios e desafios dos profissionais que atuam na disciplina e, com base nisso, sugeriu a alteração da nomenclatura.
Pela visão do grupo, o que antes era restrito ao “atendimento” ao cliente, hoje exige uma grande compreensão dos processos de gestão, aplicação dos princípios de liderança, entendimento de contextos e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.
Três meses depois da mudança do Grupo de Atendimento & Negócios, a FCB Brasil anuncia que também reformulou a nomenclatura da disciplina, passando a adotar, para a área, o nome de Marcas & Negócios. Liderado por Cris Pereira Heal – que também é vice-presidente do Grupo de Atendimento & Negócios e foi uma das responsáveis pela revisão do conceito da disciplina – e por Elton Longhi, o atendimento da agência também passa a refletir no nome uma nova forma de atuação.“Mudamos porque temos o desafio de estarmos cada vez mais inteirados com as estratégias dos clientes, suas possíveis alavancas de negócios e também para entender melhor o nosso próprio negócio. É assim que vamos operar e avaliar a performance de nossa turma”, diz Cris, em comunicado.
A reformulação feita pela agência tende a ser replicada em outros players da publicidade nacional, na visão da diretora-executiva de marcas e negócios da FCB. Cris conta que desde a reformulação feita pelo Grupo de Atendimento & Negócios, a entidade vem visitando as agências de publicidade para falar a respeito da necessidade de reavaliar a atuação da área. “Estamos visitando as agências em um road show para explicar o movimento. Aqui na FCB, tivemos todo o apoio do Aurélio Lopes (CEO da agência) e do Pedro Cruz (COO da operação). Edu Lorenzi (presidente da Publicis) nos recebeu também. E várias agências já estão nessa página, como a BETC, Lew’Lara, Bold, Fbiz, VML, Momentum e MullenLowe”, conta Cris.
Além da mudança do nome, faz parte da agenda do Grupo de Atendimento & Negócio a realização de uma série de workshops, cursos e aprimoramento aos profissionais da área a fim de prepara-los para funções de gestão mais estratégica. A razão, de acordo com a entidade, é o fato de muitos dos atuais líderes das agências de publicidade virem da disciplina do atendimento.
Compartilhe
Veja também
Wizard mira público adulto em campanha que promove aulas online
Escola de idiomas apresenta ˜Efeito WOW˜, conceito criado pela agência Purpple
Campanhas da Semana: clima de fim de ano e brasilidades
Maturatta Friboi quer fazer do churrasco a comida típica de Natal, enquanto Itaú traz celebridades para comemorar mais um ano