Assinar

Burger King premia “queima” de anúncios do McDonald´s

Buscar

Burger King premia “queima” de anúncios do McDonald´s

Buscar
Publicidade
Comunicação

Burger King premia “queima” de anúncios do McDonald´s

Rede de fast food volta a utilizar o artifício da provocação para chamar a atenção do público


18 de março de 2019 - 11h55

Aplicativo usa a realidade aumentada para queimar anúncio da concorrência (Divulgação)

Além de todo o trabalho de comunicação e branding para fortalecer a sua marca, algumas empresas também são especialistas em provocar a concorrência por meio de suas campanhas. O Burger King é uma delas. Na brincadeira da vez, a rede vai dar um Whopper para os consumidores que “queimarem” o anúncio do seu principal concorrente: o McDonald´s.

Para participar da promoção, que começa nesta segunda-feira, 18, as pessoas precisam apenas apontar o aplicativo do Burger King para qualquer propaganda do rival e clicar na opção “Anúncio Grelhado”. O app usa a realidade aumentada para fazer o resto. Na sequência, o usuário escolhe o restaurante para retirar o seu lanche. Toda a campanha foi criada e desenvolvida pela David São Paulo.

Segundo a agência, o objetivo da ação é promover o BK Express, sistema da rede que passa a permitir que qualquer pessoa faça seu pedido pelo aplicativo, sem a necessidade de pegar fila. “A realidade aumentada é uma ferramenta incrível. E, quando aliada à zoeira, fica ainda melhor. Com ‘Anúncio Grelhado’, hackeamos a concorrência, ressaltando o nosso diferencial, que é o fogo”, diz Rafael Donato, VP de criação da David.

https://youtu.be/m8WcLqFK7yE

Ao longo dos anos, o alvo predileto do Burger King tem sido o McDonald´s. Entre as mais famosas provocações, está uma promoção realizada em outubro de 2017. Na época, durante o Halloween, a rede ofereceu um Whopper de graça para quem visitasse uma de suas lojas vestido de palhaço, principal símbolo da concorrência. O mote da campanha era: “vista-se como um palhaço, coma como um rei” e a estética fazia referência ao filme “It: A coisa”.

Em dezembro do mesmo ano, o Burger King na Alemanha resolveu encaminhar um presente de Natal para o McDonald´s local. Em uma iniciativa cheia de pirotecnia, incluindo o uso de helicóptero, a rede deixou na frente de uma das lojas do rival uma churrasqueira gigante, para que a concorrente passe também a preparar seus lanches na grelha. A campanha foi criada pela agência Grabarz & Partner Werbeagentur GmbH.

https://youtu.be/7JWESs8x1KQ

No Brasil, uma das provocações mais recentes aconteceu em novembro de 2018. Aproveitando a proximidade do Enem e os lançamentos dos sanduíches de picanha e vegetariano da concorrência, que o Burger King já possui há algum tempo, a marca fez um post em vídeo curto no Facebook. “No sanduíche ou no Enem, é melhor não atrasar. Para bom entendedor, dois lançamentos atrasados bastam”, dizia o anúncio.

https://www.facebook.com/BurgerKingBrasil/videos/2135188030066383/

Imagem de topo: Danny Gallegos/ Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Cartola convida jogadores para nova temporada do Brasileirão

    Embaixadores do fantasy game destacam as vantagens da assinatura em campanha que fala sobre habilidades futebolísticas

  • As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    As agências mais criativas do ano, de acordo com o Ad Age

    Publicação dos Estados Unidos divulga a lista anual das operações cujos trabalhos criativos e desempenho se sobressaíram na indústria