JWT e Ogilvy montam joint venture para atender TIM no Brasil
Inédito Team WPP, batizado de Squadra, vence disputa pela verba, a ser dividida com a Z+, parceira mantida pelo cliente, que encerra relação com a WMcCann
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Alexandre Zaghi Lemos
15 de maio de 2019 - 19h25
Juntas em uma equipe batizada de Squadra, a J. Walter Thompson e a Ogilvy venceram a concorrência para cuidar da conta publicitária da TIM no Brasil, em uma inédita joint venture entre agências do Grupo WPP no País.
O atendimento será dividido com a Z+, do Grupo Havas, parceira que administra a maior parte da verba e foi mantida pelo cliente, que encerra relação com a WMcCann, que atendia a conta desde 2015.
Para manter o cliente, a Z+ também contou com apoio da holding. A equipe vencedora na concorrência foi liderada por Erh Ray, sócio e CEO da BETC/Havas, agência pertencente ao mesmo grupo.
A disputa pela conta foi longa e conturbada. Em 2018, a TIM cancelou em julho a concorrência que havia começado no início do ano, envolvendo WMcCann, Artplan, J. Walter Thompson, Ogilvy e Publicis. No decorrer do processo, o anunciante resolveu adicionar mais participantes, chegando a cerca de dez agências. O cancelamento da concorrência coincidiu com a mudança do presidente da operadora no Brasil, ocorrida em julho. Sami Foguel assumiu o posto ocupado nos dois anos anteriores por Stefano De Angelis.
Em março de 2019, a operadora reabriu a concorrência e, em abril, trocou novamente o seu comando no Brasil: Nicandro Durante assumiu como presidente e Pietro Labriola, como CEO, sucedendo, respectivamente, João Cox e Sami Foguel.
A disputa foi realizada em duas etapas. Para a fase internacional, coordenada a partir da sede da empresa, na Itália, foram chamadas cinco holdings globais: Havas, Interpublic, Omnicom, Publicis e WPP. O vitorioso foi o Grupo Havas.
Na fase nacional, as cinco holdings foram representadas por Z+ (Havas), WMcCann (Interpublic), AlmapBBDO (Omnicom), Publicis e Leo Burnett Tailor Made (Publicis Groupe) e J. Walter Thompson e Ogilvy (WPP), sendo que as duas últimas resolveram concorrer juntas, montando, pela primeira vez no Brasil, um Team WPP, batizado de Squadra (time, em italiano).
Com isso, a Ogilvy volta a atender uma grande marca de telefonia, após trabalhar com a Claro entre 2008 e 2016, quando a conta seguiu para a Talent Marcel.
Segundo o ranking Agências & Anunciantes, a verba de mídia da TIM foi cerca de R$ 250 milhões em 2017.
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